Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro

Foto: Juliano Ribeiro

A comissão da produção orgânica no Tocantins (CPOrg-TO), com o apoio do governo estadual, por meio do Ruraltins, inicia a partir desta terça-feira, 26, uma série de atividades durante a XI Semana dos Alimentos Orgânicos.

A iniciativa é parte da Campanha Anual em todo o País com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a promoção dos produtos orgânicos, que acontece desde 2005, e visa esclarecer o público consumidor, sobretudo o urbano, sobre as características desses alimentos e os benefícios de seu consumo.

De acordo com Dryelly Rodrigues, técnica da área de meio ambiente do Ruraltins, o evento pretende, este ano, promover uma aproximação maior dos consumidores com os produtores.

“Para isso, vamos realizar o Café Orgânico, o Workshop de preparação das Organizações de Controle Social (OCSs), o cadastramento das OCSs e a Feira Agroecológica. Em 2015, queremos consolidar os trabalhos realizados ao longo dos últimos anos por diversos parceiros e, finalmente, elevar alguns produtores agroecológicos à categoria de orgânicos. O Ruraltins é um dos grandes apoiadores da produção orgânica, no Estado, principalmente junto aos agricultores familiares, público alvo do nosso atendimento”, explica a técnica.

As ações da semana dos orgânicos acontecem em todas as capitais brasileiras. No Tocantins, a CPOrg é formada por instituições de pesquisa, universidades e órgão governamentais e não governamentais, que são parceiros do Mapa nesse processo.

Hoje, a área de orgânicos no Brasil é de cerca de 750 mil hectares, contando com mais de 10 mil produtores e aproximadamente 13 mil unidades de produção.

Programação da Semana de Orgânicos - Tocantins

Data: 26 de maio de 2015

Lanche Agroecológico: bate-papo e degustação de produtos orgânicos e agroecológicos.

Local: Feira da 304 Sul, Palmas.

Horário: a partir das 17h

Data: 27 de maio de 2015

Workshop para promover a criação e cadastramento de OCSs: encontro voltado a grupos de agricultores agroecológicos.

Local: auditório da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas – Seder.

Horário: 8h – 18h

Data: 29 de maio de 2015

Feira Agroecológica.

Local: Feira da 304 Sul, Palmas.

Horário: a partir das 17h

Data: 4 de junho de 2015

Feira Agroecológica.

Local: Feira da 1106 Sul, Palmas.

Horário: a partir das 17h.

Data: 14 de junho de 2015

Feira Agroecológica.

Local: Feira da 307 Norte, Palmas.

Horário: a partir das 8h

Data: 21 de junho de 2015

Feiras Agroecológica.

Local: Feira da Aureny I, Palmas.

Horário: a partir das 8h