Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação Professores em assembleia no Câmpus Palmas  Professores em assembleia no Câmpus Palmas

Os professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) decidiram em assembleia geral realizada na tarde de ontem, 26 de maio, no Câmpus Palmas, entrar em greve a partir dessa quinta-feira, 28. A greve no Tocantins acompanhará a paralisação nas instituições federais do País por tempo indeterminado. 

Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, Paulo Rizzo, a crise das universidades está mais profunda. 

A pauta do setor das instituições federais de ensino superior está dividida em cinco eixos: a defesa do caráter público da educação, as condições de trabalho, a garantia de autonomia, a reestruturação da carreira e a valorização salarial dos professores ativos e aposentados. Rizzo disse que as negociações do momento referem-se ao que vai entrar no Projeto de Lei Orçamentária de 2016, com previsão de fechamento no mês de agosto.Um anúncio que influenciou a paralisação foi o corte de R$ 9,43 bilhões no orçamento do ministério em 2015, o que pode prejudicar as atividades acadêmicas.

Mais informações

O Conexão Tocantins entrou em contato com a UFT em Palmas para obter mais informações e segundo a assessoria de imprensa, a assembleia realizada ontem foi apenas dos professores e nesta quarta-feira, 27, à tarde, será realizada a assembleia dos técnicos-administrativos. 

O Conexão Tocantins também entrou em contato por telefone com o Sindicato dos Docentes da UFT (Sesduft) e foi informado pela atendente que o professor presidente do Sindicato, Maurício Silva, por estar lecionando não poderá passar informações no momento. Em página no facebook, o Sindicato apenas informa que os docentes aprovaram a deflagração da greve da UFT a partir do dia 28 de maio mas não disponibiliza mais detalhes como, que Câmpus apoiam, quantos professores participaram e quantos aprovaram a greve, entre outros. (Matéria atualizada às 09:10)