Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Duas pessoas morreram e três ficaram feridas em acidente de trânsito do tipo colisão frontal na manhã desta quarta-feira, 27 na BR 153, cerca de 5 km de Paraíso do Tocantins. Uma das vítimas fatais era professor de direito na Católica do Tocantins, Marcelo Soares e o outro era Mauro Jorlan da Silva Mota. O professor era docente na Católica desde julho de 2014 e advogado militante na área de Direitos Humanos. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, estavam três pessoas em um veículo de passeio quando o carro colidiu frontalmente com uma hillux conduzida por Marcos Aurélio, 59 anos, que sofreu ferimentos. Marcos estava acompanhado de mais duas pessoas que saíram ilesas. Dos três que estavam no carro de passeio, dois morreram, sendo o professor e o condutor Mauro Jorlan. Uma passageira de 52 anos foi encaminhada com vida e consciente para o hospital. 

O Centro de Direitos Humanos de Palmas em que Marcelo Soares era associado informou que o corpo do professor encontra-se no Instituto Médico Legal de Paraíso e, assim que for liberado, será trazido para Palmas, onde será velado no auditório do Centro de Direitos Humanos de Palmas, 306 sul, Alameda 04, AI 02. "Nossa solidariedade e oração neste momento de dor para toda a família e amigos". 

A Católica encaminhou nota de pesar lamentando a morte do professor 

Nota de Pesar

É com imensa tristeza que a Católica do Tocantins comunica o falecimento do Professor do Curso de Direito, Marcelo Soares.  O professor faleceu na manhã de hoje, vítima de acidente de trânsito na BR 153, cerca de 5km da cidade de Paraíso do Tocantins. Marcelo era docente na Católica do Tocantins desde julho de 2014, e advogado militante na área de Direitos Humanos, conhecido por sua simpatia e por sua admiração pela poesia. Nesse momento de dor rogamos a Deus para que conforte o coração de familiares e amigos.

Em virtude do ocorrido, não haverá aula para o curso de Direito na noite dessa quarta-feira, 27, e na manhã de quinta-feira, 28. 

________________________________________________________________________

Nota de Pesar Cedeca 

Nota de Pesar

"o amor se acendeu e se apagou como um isqueiro" (Marcelo Soares)

No momento em que somos surpreendidos pela morte prematura de Marcelo Soares, poeta, advogado, professor, defensor dos direitos humanos e, sócio fundador deste Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, manifestamos nosso pesar e solidariedade à família e amigos de nosso companheiro de luta.

Marcelo Soares faleceu na manhã desta quarta-feira, 27, vítima de um acidente de carro, em estrada próxima a Paraíso. Além da saudade, deixa em nossos corações a certeza de que a luta por uma sociedade mais justa, democrática e com respeito às diferenças deve ser um ideal, essa era a sua luta e nossa luta, por isso seguiremos firmes, juntos com Marcelo, que estará sempre presente.

Cedeca Glória de Ivone

___________________________________________________________________________________

Nota de Pesa MST

O MST no Estado do Tocantins lamenta profundamente a perda trágica do grande companheiro, militante de Direitos Humanos, Advogado Marcelo Soares, que na manhã do dia 27 de maio de 2015 sofreu um acidente automobilístico, na rodovia Belém Brasília, BR-153, próximo a cidade de Paraíso-TO.

Marcelo Soares fazia parte de um grupo de advogados que contribuía ativamente na defesa dos direitos sociais, das lutas e dos lutadores excluídos e desassistidos das politicas publicas governamentais.

Na luta e defesa dos movimentos sociais, ele procurou desenvolver um trabalho relacionado à assistência jurídica procurando superar as barreiras do tradicionalismo conservador, que infelizmente, ainda impera no meio jurídico.

Atuou na defesas de causas e questões relacionadas aos movimentos sociais Sem Teto e Sem Terra no Estado do Tocantins, contribuindo também, em conjunto com os direitos humanos.

Com certeza, os Movimentos Sociais do Campo e da Cidade no Estado do Tocantins estão de Luto.

O meio jurídico popular e progressista está de luto.

Marcelo Soares, nos deixa, mas fica vivo a perspectiva de um dia termos um poder judiciário que entenda de fato o que é justiça social. 

O MST no Estado do Tocantins aprendeu na trajetória de mais de 17 anos com a contribuição de vários figuras importantes, dentre elas o Advogado Marcelo Soares, que durante o período que esteve em nosso meio sempre contribuiu na área jurídica.

Viva o Marcelo Soares! Viva a Educação do Campo!

(Matéria atualizada às 10h31min de 28/05/15)