Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

A solenidade de abertura da 7ª edição das Olimpíadas Escolares aconteceu nessa terça-feira, dia 26, no Ginásio Municipal de Esportes. Nesta edição, 1.327 alunos de 20 escolas, se inscreveram para participar da competição, que conta com as modalidades Futsal, Voleibol, Atletismo, Handebol, Natação, Tênis de Mesa e Xadrez. A olimpíada é uma realização do município de Colinas, através da Secretaria Municipal Especial de Esportes e Lazer.

O evento tem por finalidade assegurar aos alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil, escolas de ensino fundamental, médio e instituições de ensino superior das redes públicas e privadas do município de Colinas e Região, a participação efetiva em um processo diferenciado de educação por meio do esporte, promovendo o desenvolvimento do homem e da cidadania, oferecendo uma boa qualidade de vida ao cidadão.

Participaram da solenidade, o Secretário Municipal de Esportes, Clodoaldo Penteado, a Coordenadora de Educação Física da Diretoria Regional de Ensino, Aline Leal; o subtenente da 3ª Companhia Independente da Policia Miliar, Roberto Martins; o Padre André Drummond; o Secretário Municipal de Agricultura, Fábio Alves; a secretária Especial da Mulher, Direitos Humanos e Equidade, Alexandra Sena; diretores escolares, professores e estudantes.

Durante o seu pronunciamento, o Secretário Municipal de Esportes e Lazer enfatizou que, “O esporte aliado à educação é uma ferramenta importante na formação de cidadãos, trabalhando a disciplina, a liderança, a parte física, emocional e vários fatores para o desenvolvimento das crianças e jovens através de atividades que buscam a melhoria da qualidade de vida”.

O estudante da Escola Estadual Ernesto Barros, Deivison Aragão, afirmou que as olimpíadas se tornaram uma oportunidade dos alunos representarem o esporte e a sua escola.

As Olimpíadas serão realizadas até o dia 06 de junho, sendo dividida em seis categorias: 05 a 06 anos, 07 a 09 anos, 10 a 12 anos, 13 a 14 anos, 15 a 17 anos e adultos (18 anos acima). As escolas participantes são: Colégio João XXIII, Escola Nossa Senhora Aparecida, Escola Estadual Francisco Pereira Felício, Centro de Ensino Médio Presidente Castelo Branco, Escola Estadual Lacerdino Oliveira Campos, Colégio Estadual Ernesto Barros, Escola Municipal Cantinho da Alegria, Escola Municipal Pedro Ludovico Teixeira, Colégio Albert Einstein, Escola Presbiteriana, Centro Educacional Positivo, Escola Municipal Maria Pereira Guimarães, Escola Municipal Primavera, Escola Municipal Paraíso, Escola Municipal Teodomiro Rodrigues da Rocha, Escola Municipal José Teodoro, Escola Municipal Odimar Lopes, Escola Família Agrícola, Instituto Educacional Gunnar Vingren, Escola Municipal de Bernardo Sayão e Escola Municipal Criança Feliz (Bernardo Sayão).

O professor de Educação Física, Agnaldo Miranda comentou a preparação dos alunos para os jogos. “Os estudantes sempre ficam animados com a participação nas olimpíadas escolares, treinando bastante para os jogos, pois é uma forma de integração entre alunos de outras escolas e também uma forma de mostrarem o seu talento como esportistas”.

A estudante da Escola Municipal José Teodoro, Kailane Araújo, comentou a alegria em participar das olimpíadas Escolares. “Estamos muito felizes em participar das olimpíadas, pois sabemos que são jogos bastante disputados por várias escolas, por isso, nos preparamos bastante e acredito que teremos um bom resultado”.