Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O uso de energia solar vem contribuindo com a disseminação da cultura de maneira sustentável para vários municípios brasileiros. O Projeto Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do País movido com a tecnologia energética. Desenvolvida pela Brazucah Produções, em parceria com a Associação Cultural Simbora e SemearteProductil, a iniciativa é patrocinada pela Votorantim Cimentos. O objetivo é democratizar e ampliar o acesso ao cinema brasileiro para os lugares que não têm salas de cinema comerciais ou carecem de equipamentos culturais.

Xambioá (TO) é o próximo município onde serão promovidas exibições de filmes gratuitamente, nos dias 1º e 02 de junho. A sessão no dia 1º,no Anfiteatro da Alameda Tiago Dias, começará às 18h, com uma sessão de cinema infantil e, às 19h, será apresentado o filme “O Palhaço”, de Selton Mello. Já no dia 02, o Cinesolar estará no Povoado Manchão do Meio (acesso pela Rodovia TO-164, Zona Rural). Haverá também sessão infantil, às 18h, e em seguida, às 19h, a apresentação do filme “O Menino no Espelho”, de Guilherme Fiúza.

“É importante apoiar iniciativas que promovam a inclusão social das comunidades mais distantes, contribuindo para o desenvolvimento local. O projeto também incentiva o uso adequado dos recursos naturais, por ser um cinema itinerante movido à base de energia solar”, afirmou o gerente-geral da Votorantim Cimentos de Xambioá, Rodrigo Duarte Moura.

Furgão capta energia solar para projeções à noite

O Cinesolar percorre municípios brasileiros desde 2013, com mais de 130 sessões realizadas em quase 100 cidades, somando um público espectador de mais de 20 mil pessoas. A economia de energia elétrica foi 300 mil Watts, o equivalente a cerca de 750 horas de uma geladeira ligada sem interrupções. A segunda temporada do circuito nacional, iniciada em abril de 2015, contempla 10 cidades de cinco regiões do País. Os filmes exibidos sempre trabalham questões ligadas à sustentabilidade com foco em três eixos: social, econômico e ambiental.

Para que os filmes possam ser apresentados à noite, a energia solar é captada durante todo o dia por um furgão equipado com um sistemacapaz de gerar a própria energia para alimentar toda sua estrutura de exibição. O veículo conta com placas solares que possibilitam, por meiode um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. O furgão possui ainda todos os equipamentos necessários para a realização de sessões de cinema e apresentações artísticas: 150 assentos para o público, telão, sistema de projeção e som, além de uma cabine de DJ para acompanhar as atividades.

Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de cimento de 54.5 milhões de toneladas/ano e receita de R$ 12.9 bilhões em 2014. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.