Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Com o tema “Queimadas: Prevenção e Controle”, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins e Secretaria da Educação, em parceria com a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental - CIEA-TO, abre oficialmente na segunda-feira, 1º, às 14h30, no auditório do Palácio Araguaia, a 21ª Semana do Meio Ambiente do Estado do Tocantins. O evento acontece em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, e ao Dia Nacional da Educação Ambiental, 3 de junho. A programação, que tem início nesta quinta-feira, 28, foca a mobilização e conscientização social em prol da prevenção e controle das queimadas. As atividades se estendem até o dia 12 de junho.

Este ano a proposta de realização da 21ª Semana do Meio Ambiente pretende chamar atenção para o período de estiagem que se aproxima e orientar o público-alvo sobre os cuidados que devem ser tomados para prevenir as queimadas ou de fazê-las de forma controlada, com anuência do órgão responsável.

Várias ações marcam a programação do evento durante a solenidade de abertura, entre elas o lançamento do Programa de Combate às Queimadas 2015, pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; assinatura do Termo de parceria entre a Semarh, prefeituras municipais, ONG e Defesa Civil; assinatura do Acordo de Cooperação entre Semarh e Defesa Civil, para estabelecimento de parceria técnica; assinatura do Contrato entre a Semarh e a Empresa Hipparkhos Geotecnologia Sistemas e Aerolevantamentos Ltda, para prestação de serviços de fortalecimento de imagens de satélites com a cobertura total do Estado do Tocantins; e o lançamento do Programa de Regularidade Ambiental pelo Naturatins. O Governo realizará também a entrega de veículos, EPI’s, equipamentos de TI, mobiliários e eletrodomésticos, adquiridos por meio do Projeto Cerrado Jalapão.

Outro marco importante durante a programação da 21ª Semana do Meio Ambiente é a inauguração da Sede Administrativa do Monumento Natural de Árvores Fossilizadas do Tocantins (MNAF-TO), que acontecerá no dia, 2, às 14h00, em Filadélfia -TO.

A secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carreira, destacou que “apesar das ações de educação e preservação ambiental acontecerem durante todo o ano e de forma transversal, durante a Semana do Meio Ambiente há um esforço maior para que as pessoas se conscientizem e tomem atitudes voltadas à sustentabilidade ambiental”, diz.

Programa

Na solenidade de abertura, o presidente do Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins, Ricardo Fava, apresentará o Programa de Regularidade Ambiental – Uma Aliança de Bons Negócios. A ação tem o objetivo de regularizar empreendimentos passíveis de licenciamento ambiental e suas devidas renovações, ampliações e atualizações.

O programa prevê ainda um pacote de benefícios para os empreendimentos que aderirem ao Termo de Compromisso, onde serão estabelecidas as obrigações para garantir segurança jurídica e ambiental para o desenvolvimento do Estado.

Além das palestras, cursos e oficinas, a programação vai trazer ainda eventos esportivos como competições, provas de aventura e passeio ciclístico, além de atividades culturais como teatro, mesas de leitura, mostra audiovisual, bate papo ambiental, entre outros. As atividades abrangem a Capital e cidades no interior no Estado durante toda a Semana do Meio Ambiente.

Parceria

O evento conta com a parceria do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom), Secretaria de Cultura (Secult), Secretaria da Saúde (Sesau), Ministério Público Estadual (MPE), Fundação Universidade do Tocantins ( Unitins), Odebrecht/Saneatins, Energisa - Tocantins Distribuidora de Energia S/A, Instituto de Desenvolvimento Ambiental e Humano da Região Amazônica (Idahra), ONG Natura-Ativa, Defesa Civil Estadual e Prefeitura de Palmas.

Confira a Programação:

Dia 01 de junho

8h - Bate Papo ambiental e literatura dirigida, com estudantes da ETI Sueli Pereira Reche.

Local : TO 30, Taquaruçu

Promoção: Parque Est. Lajeado/PEJ/ Naturatins

14h30min - Solenidade de abertura com pronunciamento do governador e secretários.

Local: Auditório do Palácio Araguaia

Promoção: CIEA

15h –

•Solenidade de abertura com pronunciamento do governador e secretários;

•Lançamento da Operação: Combate às Queimadas. (Secretaria MA - Meire Carreira);

•Assinatura do Termo de Parceria entre a Semarh, Ongs, Prefeituras e Defesa Civil, objetivando o combate às queimadas;

•Assinatura do Protocolo de Intenções com a ONG Anjos da Selva para contratação de brigadistas para ações de prevenção, combate e controle de incêndios florestais;

•Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Semarh e Defesa Civil, objetivando o desenvolvimento das ações de controle e combate as queimadas e incêndios florestais;

•Assinatura do Contrato entre a Semarh e a Empresa Hipparkhos Geotecnologia Sistemas e Aerolevantamentos Ltda, para prestação de serviços de fornecimento de imagens de satélites com a cobertura total do Estado do Tocantins;

•Lançamento do Programa de Regularidade Ambiental, pelo Presidente do Naturatins, Ricardo Fava;

•Entrega de bens (veículos, EPI’s, Equipamentos de TI, mobiliários e eletrodomésticos) ao Ruraltins e Defesa Civil adquiridos por meio do Projeto Cerrado Jalapão;

•Palestra: Manejo Integrado do Fogo, ministrada pela Dra. Isabel Belloni Schmidt, Professora Adjunta do Departamento de Ecologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília, e pesquisadora no Projeto Cerrado Jalapão no Tocantins.

Local : Palácio Araguaia

Promoção: Semarh

15h30min - Entrega dos bens (veículos, EPI’s, Equipamentos de TI, mobiliários e eletrodomésticos) adquiridos por meio do Projeto Cerrado Jalapão.

Local: Palácio Araguaia (área externa - frente ao palácio)

Promoção: Semarh

16h - Palestra: Manejo Integrado do Fogo, ministrada pela Dra. Isabel Belloni Schmidt, Professora Adjunta do Departamento de Ecologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília, e pesquisadora no Projeto Cerrado Jalapão no Tocantins.

Local: Auditório do Palácio Araguaia

Promoção: Semarh/Seduc

17h30min - Peça teatral sobre a nascente do Córrego Raizal e Apresentação do Projeto Nascente Viva na Escola Mul Cesar Belmino.

Local: Araguaína-TO

Promoção: ONG Natura-Ativa

01 a 03 junho e 08 a 12 de junho

14 às 17h

• Animação Tocantinense – 15 min.

• Programa de Controle das Queimadas do Tocantins – Amigos do Pacqto.

• Documentário: Um mundo sem água.

• Uma história de amor e fúria que retrata a guerra pela água em 2096.

Local: Sala de Cinema Sinhozinho no Espaço Cultural

Promoção: Prefeitura de Palmas - Fundação de Meio Ambiente, Fundação Cultural e Secretaria Municipal de Educação.

02 de junho

8h - Bate Papo ambiental e literatura dirigida, para estudantes da ETI João Beltrão.

Local: TO 20 - Taquaruçu Grande.

Promoção: Parque Est. Lajeado/PEJ/ Naturatins

8h30min - Case 1. Experiência sobre o Programa de Manejo Integrado do Fogo/MIF

Local: Memorial Coluna Prestes

Promoção: Parque Estadual do Jalapão/PEJ.

09h30min - Case 2. Prevenção e Controle de Queimadas no Tocantins.

Local: Memorial Coluna Prestes

Promoção: Batalhão de PM Ambiental

10h30min - Case 3. O monitoramento de incêndios florestais como ferramenta estratégica de combate, com Capitão Cássio de Sousa Pedro.

Local: Memorial Coluna Prestes

Promoção: Defesa Civil

14h - Inauguração da sede administrativa do MONAF-TO/Monumento Natural de Arvores Fossilizadas.

Local: Filadélfia/TO

Promoção: Semarh/Naturatins

14h - Case 4. Experiências de manejo de uso do fogo - Assentamento Mariana, Palmas.

Local: Memorial Coluna Prestes

Promoção: Unitins

15h - Case 5. Experiência do programa de capacitação dos Agentes de Endemias do município de Palmas – Por Cláudio Flantin.

Local: Memorial Coluna Prestes

Promoção: Sesau

16h - Case 6. As queimadas sob uma ótica econômica e social - Ramis Tetu.

Local: Memorial Coluna Prestes

Promoção: Desenvolverde

19h - Peça Teatral sobre a Nascente do Córrego Jacuba e Apresentação Projeto Nascente Viva na Escola Mul Luis Gonzaga.

Local: Araguaína-TO

Promoção: ONG Natura-Ativa

14h às 16h - Oficina de Educação Ambiental com estudantes da rede estadual, nos 47 municípios jurisdicionados a Saneatins.

Local: Municípios (lista anexa)

Promoção: Saneatins/Odebrechet

Dia 03 de junho

8h - Bate Papo ambiental e literatura dirigida com estudantes da Esc. Mul Crispin Pereira Alencar.

Local: Taquaruçu/Palmas

Promoção: Parque Est. Lajeado/PEJ/ Naturatins

14h - Grande aula de Educação Ambiental com alunos da UMA/Universidade da Maturidade da UFT.

Local: Sala de Cinema Sinhozinho no Espaço Cultural - Palmas.

Promoção: OngG Idahra

8h e 14h30min

• Projeto: Passando a Nascente do Raizal.

• Plantio 500 na Nascente do Raizal (ação e resultado do Programa: Nascente Viva, Projeto Manejo da APP da Nascente do córrego Raizal, com a participação de estudantes locais).

Local: Araguaina

Promoção: Ong Natura-Ativa

19h às 22h

• Fim de Tarde Ambiental com atividade apresentação musical, pintura ao vivo e barracas de alimentação, SESI Cozinha Brasil;

• Passeio ciclístico – Grupo Mais Amor, Menos Motor (percurso 11 km, saída do Memorial Prestes, percorrendo pela JK até o Palacinho e retornando ao Memorial).

Local: Praça do Memorial Prestes.

Promoção: Semarh/ Secult

05 de junho

8h - Plantio de 500 mudas na nascente do córrego Jacuba (Chácara Big Boy), com a participação de estudantes locais.

Local: Araguaína/TO.

Promoção: Ong Natura-Ativa

06 de junho

14h - Palestra e Capacitação Prática com Equipe I de Brigadistas do Parque Estadual do Cantão/PEC.

Local: Caseara-TO.

Promoção: Pec/Naturatins

09 de junho

14h - Palestra e Capacitação Prática com Equipe II de Brigadistas do Parque Estadual do Cantão/PEC.

Local: Caseara-TO

Promoção: PEC/Naturatins

08 a 12 junho

8h30min às 12h30min - Capacitação em Políticas Públicas e Sistemas Jurisdicionais de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), Mudanças Climáticas, Reduções de Emissões Provenientes do Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) e Ativos de Carbono.

Local: Auditório da Semarh

Promoção: Semarh

12 de junho

9h - Inicio da Oficina de Jogos Teatrais;

17h - Abertura do Evento- Roda de Capoeira;

17h30min - Apresentação com o Grupo: Desbravadores (Entorno);

18h - Palestra sobre o Meio Ambiente, Benaya: Instituto Araguaia, Sorteio de mudas de plantas nativas e mostra de Vídeos Ambientais.

19h - Apresentação Cênica (Meio Ambiente Local de Vida) como resultado da oficina teatral.

19h30min - Encerramento e Apresentação com Músico e Compositor Regional - Almir Mesquita.

Local: Centro de visitantes do Parque Estadual do Cantão/PEC – Caseara/TO.

Promoção: Pec/Naturatins