Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Integrantes da equipe técnica do Projeto de Estruturação do Polo Turístico de Taquaruçu realizam na segunda feira, dia 1º, uma visita técnica aos principais atrativos do distrito. O objetivo da visita é conhecer os elementos que farão parte do projeto e começar a mapeá-los para que seja desenvolvido um trabalho de estruturação de produtos turísticos.

O projeto, que é promovido pelo Sebrae Tocantins em parceria com a Prefeitura de Palmas, nasceu com o intuito de identificar o potencial turístico de Taquaruçu para estruturá-lo e aproveitar seus recursos naturais e sustentáveis a favor da comunidade. Por meio de ações que promovam a implantação, ampliação e melhoria dos produtos e serviços ofertados pelos pequenos negócios do setor de turismo, o projeto irá fortalecer a economia e o trade turístico do estado.

A equipe irá visitar o circuito de cachoeiras do Vale do Taquaruçu Grande, que compõe um ecossistema com diversidade de plantas medicinais, pássaros e animais silvestres, vegetação rasteira do cerrado, solo seco da caatinga, matas ciliares e árvores típicas da Amazônia.

Além da visita, também será realizada uma reunião de apresentação das ações a serem desenvolvidas pelo Projeto de Estruturação do Polo Turístico no decorrer de 2015. A reunião contará com a presença da equipe coordenadora do projeto, da Diretoria Executiva do Sebrae Tocantins, do presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Cristiano Rodrigues, e do prefeito de Palmas, Carlos Amastha.

Ecoturismo

O Distrito de Taquaruçu possui diversas cachoeiras e balneários naturais. Abriga ecossistemas variados que inclui vegetação rasteira do cerrado, solo seco da caatinga e até mesmo árvores gigantes amazônicas com mais de 300 anos de existência. O turismo em regiões como essa é conhecido como “ecoturismo”. Estima-se que o ecoturismo é um dos segmentos das atividades turísticas que mais cresce proporcionalmente. Enquanto que o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, a taxa de crescimento do ecoturismo é de 25%. Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT) estima-se que 10% dos turistas em todo mundo tenham como demanda o turismo ecológico.