Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com foco no desenvolvimento econômico da região do Matopiba, composta pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e considerada a nova fronteira agrícola do Brasil, o governador Marcelo Miranda participa, nesta quarta-feira, de uma reunião com os governadores do Piauí, Wellington Dias, e do Maranhão, Flávio Dino. O encontro acontece no Piauí, e visa discutir ações conjuntas para agir frente às dificuldades logísticas encontradas nesta região. Na ocasião, Marcelo Miranda também conhecerá o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) do Piauí.

A reunião de trabalho acontecerá no Salão Azul do Palácio de Karnak. Os governadores concederão entrevista coletiva, no Salão Branco do Palácio, após a realização do encontro. O evento deve reunir mais de 30 autoridades dos três Estados, entre governadores, senadores, deputados estaduais e federais, e prefeitos. Pelo Tocantins, além do governado Marcelo Miranda, participam a deputada federal e primeira dama do Estado, Dulce Miranda, o deputado Paulo Mourão e os secretários da Fazenda, Paulo Afonso Teixeira, do Planejamento e Orçamento, David Torres, da Infraestrutura, Sérgio Leão, do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros, e da Comunicação, Rogério Silva.

Matopiba

Com uma área total de cerca de 73 milhões de hectares, a região do Matopiba é responsável por 9,7% da produção de grãos prevista para o país na safra 2014/2015.  O Tocantins é grande destaque na capacidade de expansão, já que 38% da área desta região se concentram em terras tocantinenses.

No Matopiba, a produção de grãos é a mais marcante, e deve crescer 4,37% na safra 2014/2015 no comparativo com a safra 2013/2014, saltando de 7,322 milhões de hectares para 7,642 milhões de hectares, de acordo com as estimativas da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab). Em termos de produção, o salto é de 18,107 milhões de toneladas para 19,539 milhões de toneladas.

Alguns aspectos já estão sendo apontados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como primordiais para o desenvolvimento da região e estão em pauta durante a reunião. Dentre estas, estão o desenvolvimento de infraestrutura, visando reduzir os custos de armazenagem, de estradas, ferrovias, hidrovias, portos, energia, para aumentar a competitividade da região nos mercados nacional e internacional e o uso de inovações e tecnologias como instrumentos para o desenvolvimento da região.

Ceir

Durante a viagem ao Piauí, o governador Marcelo Miranda também visitará o Centro Integrado de Reabilitação do estado (Ceir), para conhecer o modelo de parceria público-privada responsável por oferecer tratamento multidisciplinar fisioterápico para deficientes físicos, auditivos, intelectual e doenças do Transtorno de Espectro Autista (TEA).

O Ceir é uma referência na reabilitação de pessoas com deficiência física ou motora no Piauí, que trabalha para reintegrar o paciente com deficiência na sociedade, no mercado de trabalho e na sua família. (Secom-TO)