Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O município de Nova Rosalândia festejou o 27º aniversário de emancipação política, entre os dias 30 de maio a 07 de junho. Ao promover uma programação diversificada, repleta de entretenimento, manifestações religiosas e atividades esportivas, a Prefeitura de Nova Rosalândia levou festa para todos os públicos da cidade, com a promoção de shows, campeonato de futebol society, corrida de cavalo, momentos culturais, cavalgada, além de missas e cultos religiosos.

As festividades tiveram início com a realização do 2º Torneio de Futebol Society, competição que reuniu times da cidade e região e ofertou R$ 5 mil em premiação, além de troféus e medalhas. Além do campeonato, a Prefeitura promoveu a “Corrida de Cavalo” em Rosalândia, distrito situado a 10 km da sede do município, responsável pela origem de Nova Rosalândia. Os cavaleiros competiram nas categorias curraleiros, meio sangue e puro sangue, sendo que os ganhadores da prova faturaram troféus e premiação em dinheiro, cujo montante chegou a R$ 2 mil.

Cultura

Outro destaque da festa foi a realização do “Momento Cultural”, quando alunos das escolas municipais e estaduais apresentaram danças, cantos, recital de poesias e poemas, entre outras manifestações culturais. O prefeito de Nova Rosalândia, Enoque Portilho, explica a elaboração de uma programação eclética.

“A festa é metodicamente pensada levando em consideração esse público vasto. Nós tentamos contemplar nessas festividades todo o coletivo, observando a particularidade do cidadão novarosalandense, seja ele evangélico, católico, da cidade ou do campo, criança ou adulto, enfim, uma festa para toda a população”, destacou o gestor, ao enfatizar que o evento é a maior celebração da comunidade. A Prefeitura de Nova Rosalândia ofertou churrasco para todos os convidados da festa.

Progresso

Durante os dias que se realizaram as festividades, o prefeito Enoque Portilho, em parceria com as igrejas da cidade, promoveu cultos e missas de ação de graças, uma forma de agradecer pela consolidação do município. O gestor comenta sobre o progresso e desenvolvimento de Nossa Rosalândia.

“Nosso município tem uma logística excepcional, às margens da BR 153, próximo do pátio multimodal da Ferrovia Norte Sul e, também da capital Palmas. Além disso, está situado entre os três melhores municípios do Estado no fornecimento de energia elétrica, sem nenhuma oscilação, ou seja, preparada para atender o comércio, prestadores de serviços e indústrias. Destacamos ainda os fantásticos indicies pluviométricos, que permite uma ampliação da safra. Todos esses pontos favoráveis tem atraídos investidores, principalmente do agronegócio”, revelou.

Entre as ações que encerram as festividades do 27º Aniversário de Nova Rosalândia esteve a realização da 24ª Cavalgada de Nova Rosalândia, shows da dupla Tiarles e Taiann  e das bandas Mistura Fina e Onyx, além de missa final de ação de graças.