Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Vacina continua nos postos de saúde até que acabem as doses

Vacina continua nos postos de saúde até que acabem as doses Foto: Maradona

Foto: Maradona Vacina continua nos postos de saúde até que acabem as doses Vacina continua nos postos de saúde até que acabem as doses

O Tocantins atingiu a meta de vacinação contra a influenza, popularmente conhecida como gripe. Ao todo, 268.823 pessoas foram imunizadas, número que corresponde a 82,09% do público-alvo da campanha. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde era de vacinar pelo menos 80% dos grupos definidos como prioritários em cada estado.

A campanha, que aconteceu nacionalmente, não será prorrogada novamente. Mas a gerente estadual de Imunização, Rosângela Bezerra, lembra que quem ainda não se vacinou ainda pode procurar um posto de saúde. “As vacinas vão continuar a ser aplicadas até o final dos estoques”, informou.

A doses contra a gripe foram disponibilizadas para idosos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, crianças de seis meses a menores de cinco anos, indígenas, profissionais de saúde e população privada de liberdade.

Campanha

A vacina contra a gripe é gratuita e garante reforço da imunidade contra os vírus H1N1, H2N3 e B e evita ainda complicações por agravamento de quadro gripal. A principal forma de transmissão do vírus da gripe é o contato com secreções das vias respiratórias através da tosse, espirro, etc.

A campanha se iniciou no último dia 4 de maio e terminaria no dia 22 do mesmo mês. No entanto, diante da baixa procura pelas doses, foi prorrogada até 5 de junho. (Ascom Sesau)