Esporte

Foto: Manoel Lima

Começam nesta quarta-feira, 10, as competições regionais dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs), nas cidades de Araguaína e Miracema, com a participação de alunos das escolas estaduais, municipais, particulares e instituições federais. Em Miracema, a abertura oficial será às 18 horas, no Ginásio de Esportes Irmã Beatriz e, em Araguaína, a abertura irá acontecer no Ginásio de Esportes Neblina, com desfile das agremiações a partir das 18 horas.

Em Araguaína, mais de duas mil pessoas entre alunos e professores estão envolvidos nas competições. Lá, cerca de 1.200 estudantes irão participar dos jogos de futsal, basquetebol, handebol, vôlei de praia, atletismo, xadrez e tênis de mesa. Também haverá as competições dos Parajets, que nesta edição conta com a participação de 13 alunos.

“Os JETs representam o maior evento esportivo da região, pelo número de alunos envolvidos e pela interação entre os municípios”, explicou o educador José Alcione, técnico do Desporto da Diretoria Regional de Araguaína. “O esporte afasta o jovem da ociosidade e da violência, além de promover a interação intercultural entre os participantes”, completou José Alcione.

Participam dos JETs em Araguaína, alunos dos municípios de Ananás, Aragominas, Araguaína, Araguanã, Babaçulândia, Barro do Ouro, Campos Lindos, Carmolândia, Filadelfia, Goiatins, Muricilândia, Piraquê, Riachinho, Santa Fé do Araguaia, Wanderlândia, Xambioá e Nova Olinda.

Em Miracema

Na regional de Miracema vão participar do JETS cerca de 300 alunos, dos municípios de Dois Irmãos, Miracema do Tocantins, Miranorte, Rio dos Bois e Tocantinia. As disputas começam na quinta-feira, 11, e vão até o domingo, dia 13.

O técnico do Desporto da Diretoria Regional de Miracema, Wesley Martins da Silva, enfatizou a interação entre estudantes e escolas. “Os alunos almejam ganhar as medalhas e troféus, mas os jogos são válidos pela cooperação e pela vivência”, disse Wesley.