Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Madson Maranhão

Foto: Madson Maranhão

Para impulsionar a criação de gado de corte e leite no Tocantins o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), o curso de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF), no Centro Agrotecnológico de Palmas. O curso terá início na segunda quinzena de junho, e será realizado em parceria com as empresas agropecuárias, Mundo Animal e Genetics.

Com atividades semanais, o curso será destinado a gerentes de fazendas, tratadores, pecuaristas, produtores e acadêmicos dos cursos de ciências agrárias. O projeto de inseminação terá duração de cinco anos, com turma de 30 a 40 alunos, com aulas prática e teórica.

A primeira turma será no período de 22 a 26 de junho, e o conteúdo abordado será sobre: métodos e vantagens da inseminação artificial; anatomia e fisiologia do sistema reprodutivo da fêmea bovina; prática em peças anatômicas e simuladores; reconhecimento da vaca em cio; observação de cio e momento adequado para inseminar;  prática de descongelamento de sêmen, manejo do botijão e montagem do aplicador; prática de passagem do aplicador em vacas; conceitos básicos sobre IATF.

Para o zootecnista da Seagro, Marcos Cione Fernandes, o curso é um reforço das ações da Secretaria para aumentar o rebanho bovino do Estado. “É mais uma ação de incentivo aliado aos programas de melhoramento genético, visando à melhoria da qualidade genética do gado de leite e corte”, enfatizou. 

Segundo o secretário da Seagro, Clementes Barros, a intenção é que o Centro se torne um local permanente para cursos e experimentos agrotecnológicos. “O Centro Agrotecnológico possui uma área total de 350 hectares, devemos aproveitar o espaço com atividades e ações, projetos experimentais e cursos para alavancar o setor agropecuário do Estado”, argumentou o Secretário.

IATF

A IATF Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), não exige a observação de cios, pois utiliza protocolos hormonais com o intuito de sincronizar os cios e, consequentemente, as ovulações. A inseminação possibilita a diminuição do intervalo entre os partos, tornando o rebanho mais produtivo. Além de dispensar gastos e contratempos com manejo, mão de obra e assistência técnica (fatores considerados empecilhos para o emprego da IA).

Cadastro

Para informações para cadastro e pré-inscrições, os interessados devem procurar a Diretoria de Política para a Pecuária da Seagro pelo telefone (63) 3218-2122.