Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Pela primeira vez, bombeiros militares e guarda-vidas civis atuarão em conjunto na Temporada Oficial de Praias no Tocantins. Com o objetivo de proporcionar maior segurança aos banhistas, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM-TO) irá oferecer um curso de formação para os guarda-vidas civis na segunda quinzena deste mês. Os municípios que tiverem interesse em celebrar esta parceria devem apresentar os documentos até a próxima segunda-feira, 15.

Outro diferencial do trabalho dos bombeiros nesta temporada é que as praias serão atendidas por nível de classificação de risco, que vão do I até o nível V. Entre os critérios analisados estão: quantidade de banhistas; facilidade de acesso e localização; variação de profundidade; presença de correnteza; tráfego de embarcações, entre outros. A avaliação será feita de acordo com informações já levantadas pelo CBM-TO durante temporadas anteriores.

As praias que celebrarem a parceria terão a presença de bombeiros militares, acompanhados de guarda-vidas civis, contratados pela prefeitura municipal. Apenas nas cidades que sediam unidades do CBM-TO, o atendimento às praias será realizado exclusivamente por bombeiros militares.

Entre os documentos que os municípios devem encaminhar ao CBM-TO, está o croqui da praia, contendo área de banho, área para embarcações, área de camping e estruturas que serão montadas. No croqui também devemconstar a localização de palco, barracas, posto de saúde, posto da Polícia Militar, posto do Corpo de Bombeiros Militar, outras estruturas existentes e percurso de travessia, se houver. Bem como, documentação exigida para eventos temporários, de acordo com a Lei n° 1.787/07.

Formação

Os guarda-vidas civis serão capacitados em um curso de 60 horas-aulas, teóricas e práticas, elaborado e executado pelo CBM-TO, sendo requisito essencial para o trabalho em conjunto. A formação será realizada nas Unidades do Corpo de Bombeiros Militar, definidas previamente pela Instituição. A data de realização está prevista para segunda quinzena deste mês.

A formação será voltada para atividades de salvamento aquático e as aulas serão ministradas em locais que se assemelham à realidade do serviço de guarda-vidas. Todos os custos referentes à formação ficam a cargo do município solicitante.