Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Luciana Pettenon

Cerca de 1.500 pessoas envolvidas com a arte do teatro. E mais que assistir aos espetáculos, os palmenses que participaram da II Semana Isto de Teatro tiveram a oportunidade de compreender o contexto que os envolve e por que não dizer de serem “formados” durante as atividades. A segunda edição do evento, realizado pela ONG Instituto Social do Tocantins, entre os últimos dias 04 e 11 de junho, contou com cerca de 15 atividades realizadas em quatro escolas de tempo integral – três delas na zona rural de Palmas – nas quais pelo menos 900 alunos foram atendidos. 

Novos aprendizados foram oportunizados com a II Semana Isto de Teatro, como define a diretora Suiane de Sousa Costa da Escola de Tempo Integral Luiz Nunes (Buritirana): “É uma comunidade distante do Centro da Capital e vocês trouxeram para eles momentos inesquecíveis. O teatro faz com que os alunos aprendam de um novo jeito, saiam da rotina de ler e escrever e liberem suas emoções. Eles vão dar risadas, interagir e, com isso, vão criar melhor”.

 Nas oficinas, os alunos aprenderam a confeccionar chocalhos feitos com garrafa pet. Os objetos serão usados em apresentações nas escolas. Já  para quem sonha com um futuro nos palcos, oficina de interpretação de textos, um incentivo dado pelo Isto para formar  uma nova geração de atores e atrizes. Nas apresentações, uma forma lúdica de ensinar sobre os conflitos do dia a dia, com os espetáculos “Dois Idiotas cada qual sentado no seu barril”, “Pedra Canga” e “A Caixa”. Os dois primeiros apresentados também no teatro do Sesc e “A Caixa” exclusivo para as escolas.

A programação da II Semana Isto de Teatro foi encerrada na Escola de Tempo Integral Padre Josimo com a encenação de “A Caixa”, em que instintivamente a plateia participa do espetáculo jogando o palhaço com sua caixa pesada de um lado para o outro, para que ninguém fique numa situação desconfortável, de um esbarrão ou mesmo cair. Desse ponto, a encenação se desenvolve mostrando situações sobre como segurar a caixa, por exemplo, em que é preciso preparo para isso.

Vinte minutos de movimentos do ator Nival Correia, que utilizou os mais sensíveis elementos do clown, para prender a atenção dos estudantes e os fazerem refletir e até mudar atitudes, como afirmou o aluno João Vitor, de 14 anos: “Essa peça mostrou como a gente tem que ajudar as pessoas nas dificuldades. Não só ficar empurrando o problema pro outro. Eu vou ajudar mais”.  Frases que valem todo o esforço dispensado para a realização da II Semana Isto de Teatro, avalia o representante do Instituto, Nival Correia. “É isso que nos recompensa: ver o envolvimento e que o incentivo que nos propomos, através das atividades, cause efeito imediato”.

A II Semana Isto, produzida pela Spatium Arte e Cultura, é resultado do Prêmio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PROMIC 2014, da Prefeitura Municipal de Palmas e Fundação Cultural de Palmas, através do Fundo Municipal de Apoio a Cultura. E tem apoio da Agência Municipal de Turismo, TV Anhanguera, Jornal do Tocantins, MZN Filmes, Ponto de Cultura Central do Riso e Ponto de Cultura Cine Buriti. Lembrando que os espetáculos contam com a participação dos músicos J. Bulhões (voz e violão), Ailton Yabeta (voz e violão) e do ator Juliano Gomes. 

O que é o Isto?

O Instituto Cultural e Social do Tocantins (Isto) foi criado em 2007. É uma ONG que apoia projetos culturais e sociais, fortalecendo a dinâmica e a cadeia cultural do estado. No teatro, o ISTO tem em seu repertório quatro espetáculos montados através de oficinas culturais, pesquisa do teatro popular e apoio a produção artística.  Ao final de cada espetáculo é promovido um debate sobre os desafios da montagem e criação cênica.