Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Manoel Lima A governadora em exercício Claudia Lelis recebeu empresários de Gurupi nesta terça-feira A governadora em exercício Claudia Lelis recebeu empresários de Gurupi nesta terça-feira

Buscar investimentos e colocar Gurupi na rota do desenvolvimento econômico e industrial foi o que motivou um grupo de empresários a reunir-se com a governadora em exercício Claudia Lelis, nesta terça-feira, 16, em seu gabinete, no Palácio Araguaia.

Durante a reunião, os empresários pediram à governadora o desenvolvimento de um estudo que aponte as principais potencialidades para investimentos no município. Eles solicitaram ainda que sejam intensificados os incentivos para as empresas já instaladas na cidade e a promoção de projetos que busquem atrair indústrias.  Segundo os empresários, essas ações beneficiariam não apenas Gurupi, mas também 18 cidades polos, que ficam nas proximidades e contemplam um público geral de cerca de 90 mil habitantes.

A governadora Claudia Lelis explicou que o Estado possui um plano de recuperação que contempla a atração de novos investidores e o desenvolvimento regional do Tocantins. “Há uma determinação do governador Marcelo Miranda para que sejam criadas Superintendências de Desenvolvimento Regional com o objetivo de identificar a vocação de cada região e elaborar estudos para que sejam feitos investimentos assertivos”, explicou.

O presidente do Sindicato das Indústrias Frigoríficas do Tocantins (Sindicarnes), Oswaldo Stival Júnior, considerou a reunião positiva e se mostrou satisfeito com a postura do Governo em receber e dialogar com os empresários. “A governadora se comprometeu a apresentar um estudo no prazo de trinta dias, mostrando quais são os caminhos que Gurupi precisa seguir. Em relação ao que expusemos, considero que houve uma resposta consistente e coesa para nossa demanda”, finalizou.

Durante a reunião com a governadora, o representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Gurupi, Adailton Batista Fonseca, destacou que cidade possui potencialidades que vão além da agricultura e pecuária. “A cidade possui capacidade para atrair investimentos nas áreas do turismo, entretenimento, educação, principalmente a de nível superior, entre outros”, disse.

Parque Agroindustrial de Gurupi

A governadora em exercício Claudia Lelis, explicou também sobre a revitalização do Parque Agroindustrial de Gurupi. “No início do mês passado, o governador Marcelo Miranda assinou a ordem de serviço para reinício das obras de recuperação e pavimentação do Parque Agroindustrial de Gurupi. A obra conta com um investimento de quase R$ 2,5 milhões, o que proporcionará condições para atrair novos investimentos, gerando novos empregos e renda”, afirmou.

Criado em 1990, por meio de decreto municipal, o parque tem área total de mais de 1,8 milhão m², dividido em 459 lotes. Está localizado na BR-153 e abriga empresas de diversos ramos.

Presentes

Participaram da reunião, o secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros Neto; o superintendente de Relações Institucionais, Edson Cabral; o vereador de Gurupi Jonas Barros; Adailton Batista Fonseca (CDL); Oswaldo Stival (Sindicarnes); Dasio Divino de Carvalho (Décio Auto Posto); Paulo Abreu e Belchior Gonçalves da Associação Comercial de Gurupi (ACIG) e Arimar Lima Linhares (Centro Automotivo). (Secom-TO)