Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O grupo Tragsa quer ser reconhecido com uma “empresa parceira do Estado do Tocantins” e retomar projetos nas áreas de infraestrutura, recursos hídricos, desenvolvimento agrícola e ações de cuidado e preservação do meio ambiente. A proposta foi apresentada ao governador Marcelo Miranda e comitiva nesta quinta-feira, 18, em uma reunião na sede da empresa em Madrid, Espanha.

Este foi o primeiro encontro de negócios do governador na capital espanhola, depois de cumprir agenda de compromissos e participar da reunião anual do GCF – a Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas –, que aconteceu em Barcelona, a cerca de 600 km de Madrid.

O presidente do grupo, Miguel de Córdoba, manifestou alegria em receber o governador, secretários de Estado e assessores para poder apresentar tudo o que a empresa tem a oferecer e em retomar os contatos com o Tocantins, onde a empresa espanhola iniciou sua operação no País. “Tocantins foi o primeiro ponto de aterrissagem no Brasil. Fizemos os primeiros trabalhos, mas infelizmente os projetos ficaram no ar. Esse contato com o governador é muito importante para recomeçar o que foi suspenso no passado e, inclusive, pensar em novas parcerias”, disse o presidente.

Na própria reunião, o governador Marcelo Miranda determinou à secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carrera, para que forme uma equipe para analisar cada uma das propostas que foram feitas à gestão anterior, bem como estudar outras possibilidades de parceira  com os espanhóis.

Tragsa

Quando foi criada pelo governo espanhol, a Tragsa tinha como objetivo atuar em casos especiais onde o país necessitasse de obras e ações emergenciais. Mas a companhia avançou, conseguiu excelência em vários setores e acabou ganhando o mundo. No Tocantins, a empresa já firmou e concretizou convênios para gestão de recursos hidrográficos e formação de brigadas florestais.

A empresa já havia apresentado outros seis projetos ao governo anterior, mas, apesar da primeiras tratativas terem ocorrido, a gestão passada não deu andamento à análise das propostas e abandonou as negociações. Na lista estão a participação na elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR), projetos na área de irrigação e saneamento básico.

A Tragsa tem hoje cerca de 10 mil funcionários, fatura cerca de €800 milhões por ano, quase R$ 3 bilhões. 

Ministério da Agricultura

Acompanhado do presidente da Tragsa, Miguel de Córdoba, o governador Marcelo Miranda e os secretários de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carreira e da Comunicação Social, Rogério Silva, também estiverem na sede do Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente (Magrama) foram recebidos pelo subsecretário do Ministério, Jaime Haddad Sanchez de Cueto.

Em seguida, o grupo esteve reunido com o diretor de Relações Internacionais do ministério, Gonzalo Eiriz Gervás. Segundo o diretor, o governo espanhol ficou impressionado com as possibilidades de negócios com o Estado, sobretudo nas áreas ambiental e do agronegócio. Ele explicou que, atualmente, o governo desenvolve um projeto de mapeamento do território da Espanha que se assemelha ao cadastramento rural que está em curso no Tocantins, por isso, ele entende que é em projetos como esse que seu país e o estado brasileiro oferecem perspectivas para cooperações técnicas.