Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação Darlitom tem apenas 30% da visão Darlitom tem apenas 30% da visão

Acontece no dia 1° de julho às 20 horas no auditório da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), o evento beneficente - Vejo Seus Olhos - para arrecadação de dinheiro ao tratamento de Darlitom Batista Gonçalves Júnior, 17 anos de idade. Ele é portador de Stargardt, doença degenerativa da retina, tendo apenas 30% da visão disponível e passará por um tratamento custando R$ 29 mil em São José do Rio Preto/SP. 

O show de Stand UP Comedy ficará por conta dos colaboradores, Paulo Vieira, de Bruno BBB e Ricardo Freitas. Em entrevista ao Conexão Tocantins,a mãe de Darlitom, a palmense Cleidiana Brasil, afirmou que a doença do filho provoca a perda de visão aos poucos. “Estou levando ele em Julho para passar por um processo de experiência com células tronco. O processo é muito caro para minhas condições financeiras. Ele vai estar passando por uma experiência com células tronco no olho para ver se recupera a visão", informou. 

Segundo Cleidiana, desde que a doença foi descoberta, isso há 10 anos, Darlitom é acompanhado por um Centro de Oftalmologia em Goiás. O caso, segundo os médicos, não tem cura, mas Cleidiana afirmou que irá persistir. "Por eu não querer aceitar esse diagnóstico de que não tem cura. Insisti, trocava de médico, de especialista. Mandei o caso dele para várias universidades que trabalham com pesquisa", disse.  

O valor do ingresso é de R$ 30,00.

Dificuldades 

Cleidiana falou das dificuldades enfrentadas por Darlitom. De acordo com suas afirmações, o filho estuda com muita dificuldade. "Ele estuda com muita dificuldade porque temos a lei de inclusão mas não funciona. Só existe no papel porque as escolas além de não estarem preparadas para receber os alunos assim, o governo nunca tem verba para viabilizar aparelhos que facilitam a leitura deles. Os livros didáticos são os mesmos. Não tem fonte ampliada para o aluno", afirmou. 

A mãe de Darlitom ainda informou que como o filho só enxerga 30%, tem sempre que estar arrumando formas de adaptação.