Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins iniciou a semana com um novo ciclo de reuniões do projeto Caminhos da Justiça. Nesta segunda-feira (22/6), pela manhã, os servidores da Comarca de Colméia receberam o presidente do TJ, Ronaldo Eurípedes e equipe para tratar do aprimoramento dos serviços prestados pela Justiça estadual. “Nós temos aqui na Comarca um trabalho muito bom na prestação jurisdicional, vocês no ano passado julgaram mais do que a entrada de novos processos, mas precisamos entender que não é possível mais pensar na comarca de Colméia, na comarca de Araguaína, é o Judiciário do Tocantins”, afirmou o desembargador.

Durante a abertura do encontro o diretor geral do TJ, Francisco Alves Cardoso Filho também falou sobre o envolvimento de todos no avanço do Judiciário. “A nossa produtividade é um trabalho conjunto, nada melhor que vir e conhecer de perto a realidade de cada comarca. É preciso que vocês se sintam parte do todo e sejam responsáveis pelos resultados”, disse aos servidores participantes.

O Plano de Gestão 2015-2017 e os números do Judiciário tocantinense foram repassados pela servidora da Coordenadoria de Gestão Estratégica e Estatística do TJ, Maria das Graças Castro. Os dados do Conselho Nacional de Justiça sobre a produtividade do Judiciário do Tocantins também foram apresentadas. “Não é o CNJ que nos avalia é a sociedade, é ela que nos cobra uma melhor prestação jurisdicional”, reforçou.

Boas Práticas

Em conversa com os servidores o presidente do TJ conheceu as boas práticas desenvolvidas na Comarca de Colméia. Entre as ações os mutirões de conciliação realizados constantemente, e as minutas dos serviços de penhora, por meio dos sistemas Bacenjud e Renajud, estão sendo realizadas pelos oficiais de justiça. A assessora jurídica da Comarca Eluar Borges Maione explicou que todos os servidores além das suas atividades também atuam como conciliadores.

As iniciativas foram parabenizadas pelo desembargador Ronaldo Eurípedes. “Gerir é isso, você utiliza a força de trabalho da forma mais eficiente”, afirmou.

Também foram apresentadas algumas demandas. O escrivão Rosemar Pires falou do elevado número de processos na Comarca com relação ao de servidores. Em resposta o presidente apresentou o trabalho remoto, projeto que está sendo implantado no Judiciário para equalizar a mão de obra.