Economia

Foto: Divulgação

O consumo do Dia dos Namorados em Palmas neste ano, seguindo o quadro econômico nacional, apresentou uma queda nas vendas na Capital. A pesquisa de sondagem de vendas feita em Palmas revelou que elas caíram 5,5% em relação ao ano passado. Enquanto em 2014 a diminuição nas vendas respondeu por 46% dos empresários ouvidos, neste ano esse número aumentou para 51,5%. O valor médio gasto ficou entre R$ 50 e R$ 100 reais, respondendo por 33% dos entrevistados. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Fecomércio Tocantins em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A pesquisa revelou também que 12,6% dos entrevistados afirmaram ter tido aumento nas vendas com relação ao ano passado, enquanto 35,9% disseram que as vendas foram iguais às de 2014.

Para o presidente da Fecomércio Tocantins e do Sicovar, Itelvino Pisoni, a pesquisa comprovou o que o empresariado já temia: a queda nas vendas. “Diante do cenário econômico nacional de recessão, não poderíamos esperar outra coisa. Este ano o caminho é de economia e redução de custos,” afirmou Pisoni.

Ainda sobre a pesquisa, das empresas que disseram ter tido aumento nas vendas, 30,7% revelaram que esse aumento foi de 5%. Quanto às empresas que disseram ter tido redução nas vendas, 50,8% acusaram uma diminuição superior a 20%.

Quanto à forma de pagamento mais utilizada, 54,4% dos clientes atendidos utilizaram-se do cartão do crédito.Dos entrevistados, 58,3% disseram ter realizado algum tipo de promoção para o Dia dos Namorados, e 83,4% afirmaram que a forma adotada foi a de oferecer descontos especiais.

No que diz respeito ao estoque, verificou-se que 59,2% dos entrevistados responderam ter sido igual ao do ano passado. Outro número apontado pela pesquisa destacou que 91,3% das empresas não contrataram funcionários temporários. E entre as que o fizeram, 62,5% contrataram entre um e dois funcionários. Por fim, 71,8% das empresas não efetivaram os funcionários temporários.

Sobre a pesquisa

Realizada pelo Instituto Fecomércio Tocantins em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a pesquisa de sondagem de vendas no período do Dia dos Namorados ouviu 103 empresários entre os dias 15 e 17 de junho no comércio da Capital. Foram pesquisadas empresas que comercializavam produtos que atendessem aos desejos da comunidade palmense, identificados em pesquisa anterior, como vestuários, calçados, perfumes, celulares, eletroeletrônicos, informática, entre outros.