Polí­tica

Foto: Divulgação

Aconteceu na última sexta-feira, 19, no auditório Cora Coralina, em Paraíso do Tocantins, a audiência pública que debateu a implantação de um campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) para atender toda a região do Vale do Araguaia. O evento contou com a presença de mais de 300 pessoas e reuniu representantes dos poderes Executivo, Legislativo Municipal, Estadual e Federal.

O deputado federal César Halum (PRB-TO), condutor dos trabalhos e promotor do evento, falou da importância deste primeiro encontro para debater o assunto. "Essa é a largada para que o Campus da UFT seja implantado em Paraíso do Tocantins. Hoje, nós iniciamos a luta para resgatar a universidade pública e gratuita nesta cidade. E por ser um projeto grande, não conseguiremos construir com duas mãos, mas sim por várias, e é por isso que fomos atrás dos parceiros. Fiquei feliz por ver que todos abraçaram a causa”, enfatizou o parlamentar.

O republicano, que é membro titular da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, afirmou durante o encontro que terá oportunidade de alocar emendas com valor necessário para implantação do campus em Paraíso do Tocantins. “Eu vim aqui para dar uma palavra de confiança, mas em nenhum momento estou fazendo uma falsa promessa. É o início de uma caminhada, mas que eu vejo com bons olhos e com enormes possibilidades”, disse o deputado.

A audiência contou ainda com a participação do reitor da UFT, professor Márcio da Silveira. Ele lembrou que o Estado do Tocantins possui apenas sete campi da UFT. “O país está em colapso e atualmente estamos em greve. Para que o campus venha para cá, de fato, precisamos de muita luta e muita força e fé em Deus. Estamos no caminho certo e me coloco à disposição para ajudar”, afirmou o reitor.

O evento contou com a participação do prefeito de Paraíso do Tocantins, Moisés Avelino, do presidente da Assembleia Legislativa, do deputado estadual Osires Damaso, do deputado estadual, Nilton Franco, do presidente da Câmara Municipal de Paraíso do Tocantins, vereador Romilson Ribeiro e do vice-prefeito de Paraíso do Tocantins, Ary Arraes, dentre outras autoridades e entidades.