Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As histórias e paisagens do Tocantins contadas no palco. O público que for ao Teatro Sesc Palmas no próximo fim de semana vai poder caminhar pela geografia e cultura do Estado. A companhia teatral Xanarai apresenta o espetáculo “Trieiros: No meio de um monte de nada” e convida o público para uma viagem recheada de aventura.

O grupo é formado por seis atores e iniciou sua trajetória em 2013 com a união de alunos e professores do curso de Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A pesquisa para criação de Trieiros começou em março do ano passado. O nome do espetáculo origina-se de um caminho pequeno, menor que uma trilha, podendo ser percorrido por uma pessoa de cada vez.

Ilha do Bananal, Lajeado, Serra do Lajeado, Parque Estadual do Jalapão, Porto Nacional e Taquaruçu e Praia da Graciosa (ambos em Palmas) foram os locais escolhidos para experiências de imersão. O objetivo era apresentar as impressões que tocantinenses e pessoas vindas de outros locais (migrantes) têm sobre o estado. As particularidades da cultura e da geografia vividas nas visitas não foram desprezadas e fizeram parte da criação de cenas da peça. O resultado dessas andanças foi uma ampla pesquisa do estado com potencial para desenvolver outras apresentações teatrais.

Espetáculo

A peça será apresentada no Teatro Sesc Palmas nos dias 26, 27 e 28 de junho. Na sexta-feira e sábado, dias 26 e 27, o grupo inicia a apresentação às 20h. No domingo, o espetáculo teatral começa às 19h. Os ingressos custam R$ 10.

O evento é uma realização do Núcleo Em Trama, Universidade Federal do Tocantins e Sesc e tem apoio do Teatro da Universidade de São Paulo (Tusp), Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (PRCEU) e Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFT (Proex).