Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação Governo do Estado apoia expedição inclusiva e capacita comunidades para turismo adaptado para pessoas com algum tipo de deficiência física Governo do Estado apoia expedição inclusiva e capacita comunidades para turismo adaptado para pessoas com algum tipo de deficiência física

Com o objetivo de difundir a inclusão e a acessibilidade por meio da prática de esportes de aventura, tendo por companhia pessoas com algum tipo de deficiência, o Governo do Estado, realiza no próximo mês, um ciclo de palestras visando o crescimento do setor de turismo adaptado. 

As palestras são direcionadas a profissionais envolvidos com o segmento turístico de Palmas e região, que possuam algum tipo de deficiência física e acontecem nos dias 04, 06,10 e 12 de julho, no distrito de Taquaruçu e nos municípios de Mateiros, São Félix e Palmas, respectivamente. A iniciativa é da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) em parceria com a Organização Não Governamental (Ong) Associação Samauma de Taubaté (SP). 

Também na programação, o Projeto “Expedições Inclusivas” consideradas uma iniciativa inédita na América Latina que visa possibilitar a deficientes a experiência de praticar esportes como montanhismo, canoagem, escalada, ciclismo, entre outras atividades, desenvolvido pela Ong Samauma, vai levar dois cadeirantes e um deficiente visual para fazer mountain bike e rafting no deserto do Jalapão. O objetivo é contribuir para uma sociedade mais inclusiva por meio da prática de esportes na natureza e difundir a acessibilidade, informando e capacitando pessoas locais, onde as expedições acontecem.

De acordo com a advogada e educadora física Ana Borges, idealizadora do projeto e especialista em atividades e esportes de aventura que há cinco anos atua como voluntária em ações de inclusão social, a expedição acontecerá de 04 a 12 de julho e contará com dois cadeirantes e um deficiente visual para o Jalapão. 

Eles farão 30 quilômetros de moutain bike e quatro dias de rafting pelo Rio Novo. As bicicletas e as embarcações serão adaptadas aos deficientes, além de contarem com uma equipe de remadores e socorristas especializados. “Nosso objetivo é contribuir para a qualidade de vida de pessoas com deficiência por meio do esporte, do lazer e da cultura, e promover uma importante troca de experiências a fim de romper barreiras e preconceitos para termos uma sociedade mais inclusiva”, afirma. 

Sobre o Turismo Adaptado

O turismo adaptado é um segmento do turismo convencional. É o conjunto de atividades que as pessoas realizam fora de seus locais habituais com a finalidade de lazer - cultural, social, espiritual, gastronômico, esportivo, de negócios, sendo que o ambiente onde são praticadas é acessível a qualquer pessoa inclusive com aquelas com alguma deficiência. Ainda iniciante no Brasil e com poucas empresas habilitadas para atuar no setor, a proposta da entidade é incentivar o poder público e a iniciativa privada no desenvolvimento de atividades que favoreçam a acessibilidade das pessoas com alguma deficiência nos principais roteiros turísticos de aventura do País.