Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A deputada federal Josi Nunes (PMDB/TO) embarcou nesta terça-feira, 24, para a cidade de Guadalajara, México, onde participa da Reunião Extraordinária da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Comunicação do Parlamento latino Americano (Parlatino).

Entre os temas que serão debatidos durante a reunião estão os “Avanços teóricos e práticos no Âmbito da Educação superior da America Latina”, “Marco Regulatório para a promoção do acesso a informação pública e a proteção de dados pessoais  na America Latina e Caribe”, “Avanços do Projeto “Parlatino Web TV”, como parte da rede latino americana de Comunicação Parlamentar” dentre outros.

Parlatino

Constituído em 1964, na cidade de Lima, no Peru,  o Parlamento Latino-Americano (Parlatino) é uma organização regional, permanente e unicameral, integrada pelos Parlamentos Nacionais da América Latina, eleitos democraticamente mediante sufrágio popular. Participam do grupo 22 países: Antilhas Holandesas, Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela. 

O Parlatino tem os seguintes princípios: 

1 - A defesa da democracia; 
2 - A integração latino-americana; 
3 - A não-intervenção; 
4 - A autodeterminação dos povos; 
5 - A pluralidade política e ideológica como base de uma comunidade latino-americana democraticamente organizada; 
6 - A igualdade jurídica dos Estados; 
7 - A reprovação à ameaça e ao uso da força contra a independência política e a integridade territorial de qualquer Estado; 
8 - A solução pacífica, justa e negociada das controvérsias internacionais; 
9 - A preponderância dos princípios do Direito Internacional referente às relações de amizade e a cooperação entre os Estados. (Com informações da Agência Câmara)