Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Leila Mel

Foto: Leila Mel

Serão quatro noites de muita criatividade, encanto, simpatia e alegria. Estes serão os aperitivos para o São João do Cerrado 2015 de Araguaína, que começa hoje, a partir das 19 horas, no Parque de Exposição Dair José Lourenço. O São João do Cerrado é o maior festival de quadrilhas do Tocantins.

Fazendo a abertura do São João de Araguaína, terá a apresentação de duas quadrilhas juninas, a da Melhor Idade do Centro de Convivência do Setor Couto e a Estrela do Sertão do Colégio Benjamin José de Almeida. Depois das convidadas, será a vez da Quadrilha Arranca Toco se apresentar, que está concorrendo no festival. A partir das 22 horas, o público vai poder dançar e se divertir com o show de Carlone Alves.

Regulamento

Cada quadrilha terá que se apresentar com o mínimo de 12 casais e com no máximo 60 componentes, incluindo personagens e dançarinos. As quadrilhas deverão estar no local da concentração 30minutos antes do início do evento. Serão 30 minutos de apresentação, já incluído o histórico da Quadrilha, encenação do casamento, Casal de Noivos, Rei e Rainha.

Os jurados vão avaliar os seguintes itens: Coreografia e Criatividade, analisando a diversidade e novidades das coreografias, graça, leveza, elegância e criatividade dos passos; Tradição, as quadrilhas devem apresentar no mínimo quatro passos tradicionais, entre os quais Caracol, Serrote, Túnel, Caminho da Roça e demais; Figurino, item o qual será avaliado a harmonia e o equilíbrio no uso das cores, valorizando-se o material utilizado, a confecção e a sintonia com o tema apresentado.

Outro item a ser avaliado pelos jurados é o Repertório Musical; as músicas utilizadas deverão ser prioritariamente de tema junino. Também será avaliado o Casamento; serão observados personagens, texto/roteiro, interpretação e direção cênica.

Os jurados também vão avaliar Gritador ou Marcador, vendo a empolgação, desenvoltura, criatividade e clareza. Outro item será oConjunto, sendo avaliada a animação, organização, evolução dos passos, harmonia, desenvolvimento do tema, entrada e saída do arraial.

Casal de Reis será julgado de acordo com beleza e desenvoltura na dança, simpatia, figurino, elegância e sincronismo durante a apresentação. E o Casal de Noivos também será avaliado pela harmonia, simpatia, figurino e animação.

Resultado do concurso 

O resultado final do Festival será divulgado no domingo, dia 28. Serão premiadas as quatro primeiras colocadas, o melhor Casal de Noivos e Casal de Reis, melhor Casamento e Gritador/Marcador.

Programação

Dia 25 - Quinta-Feira

20h- Convidada: Quadrilha Melhor Idade do Centro de Convivência do Setor Couto

20h40 - Convidada: Quadrilha Estrela do Sertão do Colégio Benjamim José de Almeida

21h30 - Quadrilha Arranca Toco

22h10 - Show Carlone Alves

Dia 26 - Sexta-feira

20h -  Convidada: Quadrilha Colégio Jardim Paulista

21h40 - Quadrilha Malacabados

22h30 - QuadrilhaEncanto do Luar

23h10 - Show Encontro dos Sanfoneiros

Dia 27 - Sábado

20h - Quadrilha Escorrega Mar Num Cai

20h40 - Quadrilha Saco Furado

21h20 - Quadrilha Os Fei de Cum Força

22h - Quadrilha Explosão Caipira

23h- Show Banda Sedução

Dia 28 - Domingo

15h - 9ª edição do Encontro do Fusquinha

20h - Quadrilha Finalista

20h40 - Quadrilha Finalista

21h20 - Quadrilha Finalista

22h- Quadrilha Finalista

23h- Show Falamansa