Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Luiz Henrique Machado

O diagnóstico sobre a seca no Sudeste do Tocantins foi o tema da reunião entre o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento – ATS, Eder Fernandes, e representantes da Defesa Civil Estadual. O encontro ocorreu na tarde dessa segunda-feira, 29, na sede da Agência, e pode desencadear para esta semana o aval que permitirá ao governo do Estado decretar emergência e iniciar a Operação Caminhão Pipa nas 27 cidades da região.

Há meses a ATS vem realizando um diagnóstico sobre a estiagem na zona rural da Região Sudeste. Os dados foram conferidos pelos agentes da Defesa Civil, que passaram praticamente trinta dias nas localidades e constataram a gravidade da situação. O aval do órgão é que permite ao governo do Estado Decretar Estado de Emergência e assim ter a condição para execução a Operação Caminhão Pipa, levando água tratada para mais de 12 mil famílias que moram nas propriedades rurais.

“A Operação contará com 60 caminhões e vamos iniciar esta importante ação em julho. Trata-se de um planejamento que iniciamos ainda no começo do ano, pois sabemos das constantes dificuldades vividas pelas famílias no Sudeste. A nossa antecipação vai nos ajudar a garantir água para essa gente”, destacou Eder Fernandes.

O encontro foi com o Capitão Diógenes de Oliveira, diretor-executivo da Defesa Civil, o Tenente Rogado e o subtenente Martins.