Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Zezinha Carvalho

Com foco em ações voltadas ao Plano Estratégico de Desenvolvimento do Tocantins, o governador Marcelo Miranda recebeu, nesta terça-feira, 30, na sala de reuniões do Palácio Araguaia, o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos de Desenvolvimento da República, Roberto Mangabeira Unger. Na reunião de trabalho, foi discutida a realização de projetos nas áreas de educação e de desenvolvimento inclusivo.

Os temas Qualificação da Educação Básica (Programa Pátria Educadora) e Desenvolvimento Regional foram apresentados como parte do plano estratégico. Na ocasião, Marcelo Miranda defendeu a municipalização das políticas públicas sustentáveis. "Temos que levar aos municípios discussões e projetos políticos que resultem em desenvolvimento. O nosso maior desafio é resgatar o processo de industrialização iniciado em minha gestão anterior. Para isso, temos que preparar a nossa população, por meio de programas e ações públicas", ressaltou.

Nesta linha, o secretário de Estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira, defendeu que, no processo formativo, o aluno deve estar sendo preparado para atuar dentro do cenário econômico do Estado. "Pensamos que o sistema educacional deve ir além da formação intelectual. A formação humana deve ser integrada para que o aluno seja criativo e possa  atuar dentro de todo o sistema produtivo do Estado, para que ele possa se desenvolver economicamente. Nesta expectativa, pensamos em um plano educacional que será desenvolvido ao longo dos próximos 30 anos", explicou.

Economia

O secretário de Estado da Fazenda, Paulo Afonso Teixeira, destacou que o Tocantins possui grande potencial para receber investimentos que resultem em desenvolvimento econômico e sustentável. "O comportamento econômico do Estado é diferente do resto do Brasil. Temos uma capacidade muito grande para investimentos aqui no Tocantins. É impressionante o potencial produtivo do Estado. Vamos investir na infraestrutura e, principalmente, na educação, para potencializar este desenvolvimento", apontou.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros, o setor do agronegócio é um dos grandes potenciais do Estado. "Temos 13 milhões de hectares de terras férteis disponíveis ao produtor e estamos desenvolvendo projetos de irrigação que vão potencializar a produção. A água é umas das nossas grandes riquezas. Hoje produzimos 130 mil toneladas  de peixes e  temos um potencial para chegar até 900 mil toneladas por ano", explicou. 

Integração

Durante o encontro, também foi apresentada a proposta de integração do Tocantins com a região Centro-Oeste, conforme destacou o ministro Roberto Mangabeira. “Nós discutimos a vertente de um produtivismo capacitador, sobretudo na área agropecuária, combinado com a industrialização. E por outro lado, o Tocantins e o Centro-Oeste estarão na linha de frente da qualificação do ensino básico”, lembrou.

Como parte da integração, o ministro citou a reunião que acontecerá em Goiás no dia 3 de julho. “Na sexta-feira, pela primeira vez na história do País, reúnem-se os governadores do Centro Oeste [e do Tocantins], para formar o movimento daquela região, para que trabalhem juntos em regime de cooperação”, disse.

Como propostas de desenvolvimento da região, Mangabeira apontou a necessidade de criação de um centro de empreendedorismo, também defendido por Marcelo Miranda. “A proposta deste centro veio ao encontro do que nós pensamos, que é sair à frente na profissionalização, para que possamos atrair ainda mais investidores para o Tocantins e para região Centro-Oeste”, disse o governador. (Secom-TO)