Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Cronograma prevê visita de técnicos a residências com crianças entre um e nove anos

Cronograma prevê visita de técnicos a residências com crianças entre um e nove anos Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Cronograma prevê visita de técnicos a residências com crianças entre um e nove anos Cronograma prevê visita de técnicos a residências com crianças entre um e nove anos

Para ampliar o diagnóstico de casos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está realizando exames domiciliares de tracoma em 38 municípios tocantinenses para identificação de casos e oferta de tratamento. O cronograma prevê visita de técnicos a 82 setores censitários até o fim do ano para examinar, por amostragem, residências com crianças entre um e nove anos e 100% dos moradores do domicilio.

O tracoma é uma doença infecciosa provocada por uma bactéria e que causa uma inflamação, que produz cicatrizes no tecido conjuntivo da pálpebra. Os principais sintomas do tracoma são lacrimejamento, sensação de corpo estranho, fotofobia discreta e coceira, conforme explica o coordenador estadual do Inquérito, Marco Aurélio de Oliveira Martins. Em casos mais avançados, um dos sintomas mais característicos da doença são os cílios curvados para dentro dos olhos.

Segundo Martins, os inquéritos auxiliam na identificação precoce dos casos, permitem que o tratamento seja iniciado oportunamente e auxiliam na redução dos casos de tracoma como causa de cegueira, sendo, este último, compromisso firmado pelo Brasil com Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os municípios com maior taxa de prevalência de tracoma em escolares no Tocantins no ano de 2014 foram Miranorte (41,10); São Sebastião do Tocantins (20,16); Buriti do Tocantins (14,91);Natividade (14,68);Xambioá (13,34); Almas (10,55); Novo Alegre do Tocantins (10,18);Taipas do Tocantins (9,54); Tocantínia (8,83) e Campos Lindos (8,73). Os dados de prevalência se referem a exames realizados em crianças matriculadas em 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Inquérito domiciliar

Os municípios com inquérito escolar previsto para ocorrer durante o ano são Lagoa do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Pindorama do Tocantins, Lizarda, Rio Sono, Centenário, Recursolândia, Figueirópolis, São Valério da Natividade, Taguatinga, Taipas do Tocantins, Cristalândia, Caseara, Araguacema, Monte Santo do Tocantins, Goianorte, Araguatins, Axixá do Tocantins, Esperantina, Itaguatins, Praia Norte, Riachinho, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, Paranã, Arraias, Campos Lindos, Goiatins, Filadélfia, Barra do Ouro, Itacajá, Tupiratins, Palmeirante, Wanderlândia, Piraquê e Tocantínia, podendo ser ampliado para outros municípios, uma vez que a coordenação geral da pesquisa realizará novo sorteio para concluir a amostra.f