Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Aconteceu nesta quinta-feira, 02, na Secretária de Articulação Política, uma coletiva de imprensa realizada pela Polícia Militar e Governo do Estado onde foi apresentado o Plano de Policiamento para a temporada de praias.

Na ocasião, o comandante Geral da PM, coronel Glauber de Oliveira Santos agradeceu a participação de todos os órgãos envolvidos e falou sobre a importância de se trabalhar em conjunto, Estado e cidadão, para que se alcance efetivamente o objetivo, a segurança pública.

O chefe do Estado Maior da PM, coronel Edvan de Jesus Silva explicou como será desenvolvido o plano de segurança e ressaltou que o objetivo é realizar um policiamento de caráter preventivo, ostensivo, educativo e/ou repressivo nas praias tocantinenses, garantindo o direito constitucional do cidadão ao lazer e a segurança.

O superintendente de Desenvolvimento Turístico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, James Possapp, agradeceu a parceria entre a PM e o Estado e afirmou que é muito promissor esse trabalho em parceria, garantindo o sucesso desse evento tão importante para o Tocantins.

A operação

Batizada como “Temporada de Praia 2015”, a operação teve início a partir do dia 01 de julho e seguirá até o dia 02 de agosto. Todas as unidades da Polícia Militar estão envolvidas, garantindo a segurança, bem estar e a tranquilidade social dos banhistas e frequentadores de um modo geral das praias tocantinenses, bem como nos centros urbanos. O efetivo foi reforçado com os militares do serviço administrativo.

Ações

Serão realizadas blitz pelo Batalhão de Polícia Militar Rodoviário Estadual – BPMRED em locais estratégicos das rodovias de acesso às cidades e às margens dos rios Tocantins e Araguaia em todo período da Temporada de Praia 2015, visando coibir a prática de crimes e infrações penais. 

Haverá a participação dos militares no projeto Praia Consciente, através do Batalhão de Polícia Militar Ambiental - BPMA, o qual desenvolverá atividades de policiamento de caráter preventivo, ostensivo e educativo com vistas a inibir e coibir práticas de crimes comuns e ambientais.

Será realizado o policiamento ostensivo/preventivo nas mais diversas praias tocantinenses na modalidade a pé, motorizada e embarcada.

Os policiais militares estarão trajando fardamento diferenciado, de cor verde fluorescente, para dar ainda mais destaque à presença da Polícia Militar nesta temporada de praia.