Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Sandro Souza

Com o final da greve dos servidores do quadro geral do Estado nesta sexta-feira, 3, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) retoma todos os seus serviços em oito unidades do Estado. Os trabalhadores que estão à procura de uma colocação no mercado de trabalho contam com mais de 70 vagas distribuídas em todo o Estado. Os captadores de vagas do Sine estão intermediando junto às empresas a disponibilização de centenas de vagas já para a próxima semana. 

De acordo com a diretora do Sine, Suami Matos, todos os servidores retomaram suas atividades na manhã desta sexta-feira. Além disso, os gerentes e servidores internos foram deslocados para a área do atendimento na tentativa de restabelecer o ciclo normal das unidades.  O Sine Tocantins continuou a atender durante todo o período da greve, mas os serviços de seguro-desemprego e emissão de carteira de trabalho precisaram ser suspensos, pois só podem ser operados por servidores concursados mediante uma senha pessoal e intransferível. 

Segundo a diretora Suami, os trabalhadores que procuraram requerer o seguro-desemprego no período de greve passaram por uma triagem e receberam todas as informações necessárias. “Fizemos um agendamento de todas essas pessoas que passaram pela triagem e agora elas terão prioridade no atendimento”, explicou. A diretora lembra ainda que, nas próximas semanas, devido à demanda acumulada, deve aumentar o tempo de espera dos trabalhadores que procuram os serviços citados.

Serviços disponíveis

O Sine tem o objetivo de facilitar o acesso da população ao emprego com os serviços de intermediação de mão de obra, capacitação, qualificação profissional e seguro-desemprego. A intermediação de mão de obra é o processo de articulação entre as vagas de emprego disponíveis e os trabalhadores desempregados. O Sine administra o sistema on-line onde o empregador pode disponibilizar suas vagas e o trabalhador ter acesso às oportunidades de trabalho de acordo com seu perfil profissional, facilitando assim o processo de preenchimento da demanda de trabalho local. 

As unidades do Sine realizam, ainda, a emissão de carteiras de trabalho e possibilitam o acesso dos trabalhadores ao seguro-desemprego. A integração dessas ações oferece ao trabalhador assistência financeira temporária em situação de desemprego involuntário, reduz seu tempo desempregado e minimiza gastos públicos.

Atualmente, os trabalhadores podem acessar os serviços do Sine nos municípios de Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso e Palmas. 

Detran e Adapec

No Detran, os serviços voltaram a ser restabelecidos tanto na Capital, quanto nas demais 29 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), e os servidores em greve também já retornaram às atividades. Já na Adapec, os trabalhos de emissão de Guia de Transporte Animal (GTA), principal documento emitido à população, não sofreram interrupção. De acordo com a agência, durante os dias de paralisação dos servidores, foi realizada uma programação de escalas dos servidores em exercício para que os serviços não fossem paralisados. (Matéria atualizada às 15h21min)