Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Para reforçar o papel do cooperativismo, que traz em sua essência a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e com equilíbrio das diversas forças sociais, o Sistema OCB/TO* apoia as diversas ações de voluntariado e preparações para a comemoração do “Dia C” no estado.

Esse ano, a celebração em Palmas será no dia 4 de julho, na Escola Estadual Duque de Caxias, no distrito de Taquaruçu, com atividades de recreação, palestra de conscientização e oficinas de artes, além de apresentações culturais.

As ações fazem parte do “Dia de Cooperar”, também chamado de “Dia C”, que incentiva o voluntariado em cooperativas de todo o país. Impulsionado pelo Sistema OCB**, este movimento de transformação social é desenvolvido por mais de mil cooperativas de todo o Brasil.

Tocantins conta com 18 cooperativas cadastradas, com diversas ações de voluntariado em 16 municípios, e objetivos que vão desde a assistência aos menos favorecidos até a prestação de serviços à comunidade e ações de preservação do meio ambiente. Em todas, é visível o espírito do cooperativismo e a busca de melhor qualidade de vida para todos os envolvidos – tanto os beneficiários diretos quanto os voluntários.

O presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri, conta que o Sescoop e os cooperativistas do estado esperam que o Dia C mobilize também os parceiros das cooperativas para que a ação de voluntariado seja mais abrangente e evidente. Ele revela que é grande a  mobilização das cooperativas de Tocantins. “Nas comunidades do estado em que as cooperativas estão inseridas, o Dia C já está se tornando tradicional. Isso é realmente muito bom, e faz com que a expectativa para o evento seja a melhor possível”.

O presidente comemora o fato de muitas cooperativas terem encampado a ideia do Dia de Cooperar: “O Dia C ficará para o cooperativismo como uma data marcante num grande despertar do voluntariado”, finaliza Khouri.

Por dentro do "Dia C"       

O Dia de Cooperar (Dia C) é um movimento de voluntariado desenvolvido pelo sistema cooperativista brasileiro que conta com a participação efetiva das cooperativas como idealizadoras e mantenedoras dos projetos. O objetivo é promover e estimular a integração das ações voluntárias, de norte a sul do País de forma permanente. Uma vez por ano, as cooperativas realizam uma grande celebração do Dia C de forma simultânea em todo o Brasil. Este ano a data escolhida foi o primeiro sábado de julho (4/7), quando se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, que em 2015 tem o tema "Escolha cooperativismo, escolha equidade”.

O objetivo é chamar a atenção para o aumento das desigualdades sociais e adotar ações para reverter esse quadro. O Dia C busca concretizar um dos mais importantes valores cooperativistas: interesse pela comunidade. Em 2014, o Dia C beneficiou quase um milhão de pessoas, contou com cerca de 900 cooperativas totalizando 65 mil voluntários em todo o País. Em 2015, já são mais de 1.139 cooperativas participantes do Dia de Cooperar com 1.482 ações voluntárias.

Cooperativas interessadas em participar desse grande movimento nacional podem buscar informações no site:diac.brasilcooperativo.coop.br e com a unidade do Sescoop*** em seu estado.

* Sistema OCB/TO - Formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado do Tocantins (OCB/TO) e pelo Sescoop/TO.

** Sistema OCB –Composto pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop).

*** Sescoop - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo.