Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) realiza de 6 a 10 de julho, na cidade de Peixe, no sul do Estado, o curso de Beneficiamento e Elaboração de Pratos de Pescado para a Associação dos Barraqueiros de Peixe (Abape).

A capacitação visa melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos turistas e visitantes que participarem da temporada de praia, além de ofertar pratos diversificados utilizando peixes da região.

De acordo com a técnica do Ruraltins, Cássia Bento, cerca de 20 pessoas vão participar do curso, realizado em parceria com a  Abape,  com carga horária de 24 horas. “Atendendo a solicitação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), o Ruraltins promove a capacitação em beneficiamento de pescado que consiste em transformar a carne de peixes em produtos mais elaborados, como filés, “fishburguer” (hambúrguer de peixe), almôndega, escondidinho de peixe,lasanha, pizza, cuscuz de peixe, linguiça, quibe, tortas, caldos, pirão de peixe, enroladinho de peixe com bacon, espaguete com peixe, bobó de peixe, cubinho de peixe empanado, creme de milho e peixe, dentre outros pratos”, explicou a técnica, responsável por ministrar o curso.

Outras capacitações

De acordo com informações da Sedetur, com a proposta de garantir a excelência no atendimento e a satisfação de turistas e visitantes que participarem da temporada de praias nos rios do Tocantins, o Governo do Estado já realizou o curso de Beneficiamento e Elaboração de Pratos de Pescado para moradores dos municípios de Araguacema, Araguatins, Tocantinópolis, Pau D’Arco, Pedro Afonso, Caseara e Guaraí.

O trabalho foi executado por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e prefeituras municipais daquelas cidades. Nessa parceria, às prefeituras disponibilizarem os insumos necessários para a realização das aulas práticas.

Também como forma de garantir a sustentabilidade e a preservação do Meio Ambiente, após a temporada de praia, a Sedetur e o Ruraltins estarão realizando aos interessados oficinas de capacitação de reaproveitamento de todo o óleo de cozinha utilizado durante o período.