Estado

Foto: Divulgação

Com a chegada da temporada de praias no Tocantins o índice de acidentes em meio aquático aumenta. Os bombeiros alertam que cuidados especiais são preciosos para continuar curtindo as férias com tranquilidade.

Uma das principais causas de afogamento, que são atendidos pelos bombeiros durante as férias de julho, está relacionada à ingestão de bebida alcoólica. A relação água x bebida alcoólica em muitos casos pode levar a morte. “As pessoas acabam cometendo alguns excessos e perdem a noção do perigo. Muitas vezes a água parece estar calma, na superfície, mas no fundo do rio as correntezas podem enganar”, alerta o comandante do 1° batalhão dos bombeiros, capitão Cleber Sobrinho.

O comandante orienta que os banhistas ou pescadores só entrem na água acompanhados de outras pessoas e ainda que comuniquem a terceiros sobre a sua localização. Nadar em locais sinalizados ou próximos aos salva-vidas dos bombeiros, também diminui os riscos de acidentes.

Afogamentos de crianças ficam em segundo lugar entre os casos mais atendidos pelos bombeiros neste período. Cap Cleber orienta que os responsáveis coloquem pulseiras com a identificação da criança e número de telefone dos responsáveis. “Uma boa conversa de orientação dos pais com aos pequenos ajuda bastante o trabalho dos bombeiros, mas com criança o cuidado deve ser redobrado. As bóias e coletes salva vidas são fundamentais”, explica.