Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Sávio Cavalcante

Foto: Sávio Cavalcante

Nos dias 11 e 12 de julho - sábado e domingo - será realizado em Palmas, na Praia da Graciosa, o 7º Circuito Estadual de Quadrilhas Juninas. A programação inicia às 19 horas com a participação de 16 grupos, sendo 11 da Capital. Oito quadrilhas se apresentam no dia 11 e outras oito no dia 12. Cada uma terá 35 minutos, conforme estabelecido em regulamento.

A comissão julgadora será composta por sete jurados, todos do Estado, já que o corpo técnico local tem recebido capacitações para avançar na qualidade dos julgamentos, a exemplo do Curso de Formação de Jurados de Quadrilhas Juninas, realizado pela Fequajuto (Federação das Quadrilhas Juninas do Tocantins) em parceria com o Isto (Instituto Social do Tocantins) no último mês de maio. A comissão irá avaliar coreografia, harmonia, animação, figurino, animador/marcador e repertorio musical.

A vencedora representará o Estado no Circuito Nacional de Quadrilhas Juninas que acontece nos próximos dias 18 e 19 de julho em Parnaíba-PI. Nessa disputa, o Tocantins já se sagrou campeão em 2013, com a quadrilha Caipiras do Borocoxó. Segundo o presidente da Fequajuto, Advan Rodrigues, a expectativa para este ano é de que o Estado fique, pelo menos, entre os primeiros colocados. “Não há uma favorita em especial para o Estadual, pois temos várias quadrilhas juninas competindo com qualidade igual e, no mínimo, ficaremos entre as melhores posições no Nacional,” disse.    

O Circuito Estadual de Quadrilhas Juninas é uma realização da Federação das Quadrilhas Juninas do Tocantins. O evento faz parte da Temporada de Férias de Palmas e tem apoio do Isto e da Agtur (Agência Municipal de Turismo).

Apresentações:

Sábado (11/07)

Pula Fogueira (Palmas)

Pró Jovem (Tocantinópolis)

Estrela do Sertão (Palmas)

Ministério Jovem (Tocantinópolis)

Faísca do Sertão (Porto Nacional)

Explosão Amor Caipira (Palmas)

 Luar de Santo Antônio (Palmas)

 Malacabados (Araguaína)

Domingo (11/07)

Sítio Novo (Sítio Novo)

Matutos de Gurupi (Gurupi)

Arranca Toco (Araguaína)

Caipiras do Sertão (Palmas)

Girassol do Cerrado (Palmas)

Cafundó do Brejo (Palmas)

Caipiras do Borocoxó (Palmas)

Pizada da Butina (Palmas) (Com informações Ascom Isto)