Estado

Foto: Divulgação

O novo Secretário Nacional de Políticas do Turismo (SNPTur), Junior Coimbra, assumiu o cargo na manhã desta terça-feira (7), em Brasília (DF). A cerimônia, realizada no Ministério do Turismo, contou com a presença do ministro Henrique Alves; do presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, parlamentares, secretários  de turismo e demais autoridades e representantes do setor.

Em seu discurso, Coimbra agradeceu a indicação e mencionou os desafios que irá assumir nessa nova etapa. “Considerando que estamos nos preparando para receber uma Olimpíada, vou ajudar no processo de reposicionamento do turismo dentro da política de governo. Em um ano de ajustes, entendo que o setor pode ser uma das saídas para superar os desafios atuais do país”, falou.

À frente da SNPTur, Coimbra destacou que, entre suas expectativas, está a construção de uma agenda positiva para melhorar o ambiente de negócios para a iniciativa privada. “Quero implantar a primeira grande conferência nacional do turismo para ouvirmos as bases municipais e estaduais, com intuito de alinhar nossas políticas para o setor”, completou.

É a primeira vez que um membro do Conselho Nacional de Turismo assume o cargo na Secretaria Nacional de Políticas do Turismo. Para o ministro Henrique Alves, esse fato simbólico mostra o comprometimento do ministério com o setor, pois dará importância àqueles que vivem o dia a dia do turismo no país. “É um segmento enraizado em todas as regiões brasileiras, que permeia 52 atividades econômicas e contribui para gerar emprego e renda aos brasileiros. Por isso é preciso fortalecer o setor, e a SNPTur vai trabalhar sob essa perspectiva. O objetivo será alinhar ações dos governos em conjunto com os membros do Conselho Nacional de Turismo”, lembrou.

Alves também citou projetos que vem articulando à frente da pasta, especialmente aqueles que contribuem para incrementar a competitividade do turismo brasileiro.  Entre eles, a isenção de visto para entrada dos norte-americanos no país durante os Jogos Olímpicos e a criação de áreas especiais de interesse turístico, que permitirá, por exemplo, que parques nacionais sejam explorados de forma sustentável, atraindo investidores.

Perfil 

Natural do município de Filadélfia (TO), Junior Coimbra é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão e mantém o cargo de diretor nacional de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (2015-2016), entidade membro do Conselho Nacional de Turismo.

Em sua experiência política, exerceu o cargo de deputado federal (2011-2015). Na Câmara dos Deputados, Coimbra foi presidente da Comissão Especial da Desvinculação de Receitas da União (DRU), vice-presidente da Comissão de Finanças e Tributação (CFT), além de ter sido o relator de projetos importantes como da Secretaria da Micro e Pequena Empresa e do Pronatec.  Ele também exerceu o cargo de deputado estadual (2003/2006 e de 2007/2010), vereador de Palmas (2001/2002) e prefeito do município tocantinense de Itaporã (1993/1996).