Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Bastidores

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

2016 ainda não chegou mas já é o principal assunto das rodas de conversas no Estado. Os partidos se movimentam em busca de pretensos candidatos e os deputados estaduais que são os líderes partidários das legendas começam a fortalecer seus grupos de representatividade nos municípios.

A atual legislatura mal começou e vários deputados já são cotados para disputarem prefeituras no próximo ano. Na capital o nome do deputado, que já foi vereador por várias vezes, é cotado para a disputa em razão de seus posicionamentos, críticas e denuncias à gestão da capital.

Outro nome tido como uma possível terceira via para a disputa, porém é claro ainda em fase de especulações é do deputado estadual e ex-prefeito da capital, Eduardo Siqueira Campos (PTB).  Durante o Especial Palmas 26 anos perguntado pelo Conexão Tocantins se tem vontade de voltar a disputar a prefeitura da capital Eduardo  Siqueira respondeu: “Creio que atravessei o período mais difícil da minha vida e hoje penso ser um deputado atuante dentro da Assembleia. Repito, gosto da gestão do Prefeito, mas ele é o responsável por convencer e apresentar as razões para mais um mandato, se não os fizer os palmenses vão exigir alternativas de projeto e discussão de ideias. Não existe apoio por gravidade. Ninguém pode ou deve menosprezar quem tem raízes em Palmas e passado de contribuição, tanto quanto potencial para servir como alternativa de projeto para a cidade. Isso serve para mim, assim como para outros nomes. O que não vai faltar é gente querendo ser candidato”, disse.

Em Araguaína os bastidores também em giram em torno de deputados. Jorge Frederico (SD) já teria até confidenciado a aliados a vontade de disputar a prefeitura por outro lado a ex-prefeita e também deputada, Valderez Castelo Branco (PP) tem sido lembrada como um dos principais nomes já que foi a mais votada para estadual na cidade.

Outro deputado que chegou a ser cotado para disputar uma prefeitura, no caso a de Porto Nacional, foi Valdemar Junior (PSD). Em razão das críticas que vem fazendo á gestão de Otoniel Andrade (PSDB) levantou essa possibilidade, porém garantiu semana passada durante discurso na Assembleia que não pretende ser candidato e que tem domicílio eleitoral na capital, onde já foi vereador.

Ainda no campo das possibilidades dois deputados são cotados também: José Bonifácio (PR) para Tocantinópolis, onde o irmão Fabion Gomes está no último mandato e ainda Mauro Carlesse que disputou em 2012 a prefeitura de Gurupi com Laurez Moreira.

Ex-prefeitos

Por falar em disputa eleitoral em prefeituras o parlamento atual tem vários ex prefeitos além de Eduardo e Valderez como é o caso de  Nilton Franco (PMDB), Rocha Miranda, Junior Evangelista e Paulo Mourão (PT).