Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Servidores estiveram mobilizados na Assembleia Legislativa em prol do pagamento da data-base

Servidores estiveram mobilizados na Assembleia Legislativa em prol do pagamento da data-base Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Servidores estiveram mobilizados na Assembleia Legislativa em prol do pagamento da data-base Servidores estiveram mobilizados na Assembleia Legislativa em prol do pagamento da data-base

O governo estadual vai pagar a data-base dos servidores estaduais ainda neste mês de julho. A Secretaria Estadual de Administração (Secad) informou ao Conexão Tocantins que aguarda envio do projeto de lei referente ao pagamento da data-base ao Executivo, e sua posterior sanção pelo governador Marcelo Miranda.

O impacto na folha de pagamento do percentual de 4,17% - para a folha de julho e os retroativos gerados em maio e junho, está estimado em R$ 17 milhões, beneficiando 36 mil servidores.

A folha complementar será paga ainda neste mês de julho e a corrida no mês de agosto. A segunda parcela, de 4,003%, será efetuada na folha de outubro, conforme prevê o projeto.

Os servidores do Quadro Geral e da Educação chegaram a fazer greve em razão do impasse da data-base porém acordo mediado pela Assembleia Legislativa e após muito diálogo com o governo a situação foi resolvida e os serviços restabelecidos.

O governador Marcelo Miranda (PMDB) comentou a aprovação da data-base dos servidores públicos estaduais e o fim da greve no Quadro Geral com o consenso em torno da proposta e disse que o consenso é a prova de que com boa vontade e diálogo tudo é possível. O governador disse ainda que enquanto governo não pode se comprometer com o que não pode honrar.  A data-base foi aprovada na noite da quinta-feira, 3, pelos deputados estaduais.