Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Dirceu Leno

Para garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, o Governo do Estado estará atuando em parceria com Prefeitura e Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Tocantinópolis através do Projeto “Praia Consciente”, levando informação e conscientização aos moradores e turistas das praias do município.

Na manhã dessa sexta-feira (10), o secretário executivo e articular do Selo Unicef, Emilvado da Silva Aguiar, esteve reunido com o os agentes ambientais, onde na oportunidade apresentou os locais de onde os mesmos atuarão durante o todo período de veraneio."Para nós da Prefeitura e da Secretaria do Meio Ambiente, esta ação será muito importante para todos, pois estará promovendo a conscientização de proteção ao meio ambiente, como também propondo atividades socioeducativas para os turistas e moradores locais", comentou Emivaldo Aguiar.

O “Projeto Praia Consciente" é uma atuação do Estado que tem como missão a implementação de ações de educação ambiental que garantam a sustentabilidade dos recursos naturais utilizados nas ações de turismo, lazer e esporte que acontecem no período de temporada de praia.

O objetivo principal do “Praia Consciente” é promover ações voltadas para a proteção das águas e destinação adequada dos resíduos sólidos durante a temporada de praia deste ano, integrando o poder público, instituições privadas, sociedade e turistas.

Durante a realização do Projeto “Praia Consciente”, os agentes ambientais que receberam treinamento para atuarem na prevenção do meio ambiente e multiplicação de hábitos educativos estão propondo ao público diversas ações tais como: interação com a comunidade e turistas relacionando-os e apresentando-os mecanismos de sensibilização ambiental e de proteção das águas; desenvolvendo atividades turísticas, esportivas e sociais sustentáveis, dentre outras.

Em Tocantinópolis foram selecionados 10 participantes que estarão atuando como monitores nas praias durante todo o mês de julho. Os quais aturarão no desenvolvimento da sociedade local em relação aos valores voltados à preservação do meio ambiente, da água e consciência ecológica. Os monitores também vão alertar para os cuidados com relação à saúde dos visitantes e turistas.

Após a temporada de praia os agentes ambientes irão atuar em oficinas de reciclagem. Os estudantes recebem bolsa-auxílio para desenvolver as atividades. O Projeto “Praia Consciente” é desenvolvido pelas secretarias da Educação, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Prefeitura e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tocantinópolis.