Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Prefeito confirma pretensão de disputar reeleição em 2016 Prefeito confirma pretensão de disputar reeleição em 2016
  • Programação de aniversário de Porto Nacional reuniu milhares
  • Município de Porto Nacional completa 154 anos

O município de Porto Nacional, quarto maior do Estado, completou nesta segunda-feira, 13, 154 de emancipação politica do município com uma vasta programação e festividade cívica. Além do aniversário da cidade o município comemorou ainda os 100 anos da Diocese. A festa foi prestigiada por vários políticos da cidade.

Satisfeito com a programação o prefeito da cidade, Otoniel Andrade (PSDB) concedeu entrevista ao Conexão Tocantins na qual avaliou o desenvolvimento do município. “Porto Nacional está de parabéns pela linda festa, recebemos uma figura importante que representa o papa, fizemos uma festa alegre, bonita que reuniu muitas pessoas além disso entregamos a nova Avenida Beira Rio e o memorial dos Heróis Tocantinenses”, contou.

Um dos homenageados no memorial é o ex-governador Siqueira Campos que tem vários relatos e fotos no local que conta a história do desbravamento da cidade. “Não foi um ato político o Memorial dos Heróis inclui os tocantinenses, inclusive os anônimos como eu, que ajudaram na construção”, justifica.

Questionado se pretende ser candidato à reeleição do próximo ano o prefeito respondeu: “a lei me permite, sou candidato natural. Tenho um grupo e vou submeter meu nome à esse grupo”, confirmou ao garantir que a aliança com os partidos aliados está em pleno vapor.

Entre os desafios para a história cidade de Porto Nacional estão a industrialização e o desenvolvimento econômico. “ Vamos dar continuidade ao processo de industrialização que pertence ás gerações futuras, queremos implantar a hidrovia em agosto para atender Porto,  Palmas  e Luzimangues e teremos com certeza o maior parque industrial porque a logística nos permite”, sustentou.

Os políticos que representam a cidade como o líder do governo Paulo Mourão (PT), o deputado Valdemar Junior e ainda o federal Vicentinho Junior (PSB) e o senador Vicentinho Alves (PR) externaram homenagens à cidade pelo aniversário.

Fundado no início do século XIX, Porto Nacional sempre esteve diretamente ligado histórica e culturalmente ao rio Tocantins. Ao longo daquele século e do XX, a principal via de acesso era o rio. Embarcações singravam o Tocantins transportando mercadorias entre Porto Nacional e Belém do Pará. Com a construção da rodovia BR-153, nos anos 1970, o fluxo de pessoas e mercadorias passou para a via terrestre.