Cultura

Foto: Manoel Junior Em Guaraí, a Caravana foi recebida por representantes da classe artística e por autoridades municipais Em Guaraí, a Caravana foi recebida por representantes da classe artística e por autoridades municipais

O Governo do Tocantins deu início, nessa terça-feira, 14, às ações da Caravana Estadual da Cultura. Guaraí e Colinas foram as primeiras cidades a receberem a comitiva, que tem como objetivo elaborar políticas públicas da cultura tocantinense, ouvindo as demandas dos agentes culturais. Até o final de 2015, a caravana deverá percorrer todas as macrorregiões do Tocantins.

O secretário de Estado da Cultura, Melck Aquino, que acompanha a caravana, disse que os esforços são para que a cultura seja descentralizada por meio de um “intercâmbio entre os artistas do Tocantins”, e que as visitas às cidades deverão corresponder às reais necessidades da cultura. Neste sentido, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) está reunindo artistas e agentes culturais dos municípios e definindo em conjunto, e de forma estratégica, as ações da pasta.

Em Guaraí, Melck Aquino apresentou os desafios encontrados pela atual gestão, entre eles, a criação da Secult, extinta no último governo. O secretário reafirmou aos participantes o compromisso do governador Marcelo Miranda em estabelecer o diálogo com os agentes culturais. “Nós estamos dando apenas o primeiro passo com a Caravana da Cultura. Queremos ouvir as classes locais em todas as regiões do Estado, para saber das reais necessidades e, desta forma, implantar políticas públicas coerentes com o momento do Tocantins”, concluiu.

O prefeito de Guaraí, Francisco Júlio, elogiou a iniciativa ao afirmar que “cada região apresenta particularidades, e até mesmo diferenças culturais, por isso é importante o contato direto para que as políticas públicas atinjam êxito e fomentem de fato a cultura”.

Colinas

Já em Colinas, além das discussões, a Caravana participou do encerramento da Conferência Municipal de Cultura, que aconteceu na sede da Associação Comercial e Industrial de Colinas (Acicolinas), onde a comitiva também assistiu as apresentações da Companhia Municipal de Dança e do músico popular Castelinho da Gaita.

O prefeito José Santana reiterou também o seu compromisso com o setor, informando que em Colinas a Fundação Cultural já está instituída. “Sabemos da sua importância para viabilizar ações culturais em nossa cidade”, declarou.

Para o contramestre de capoeira Leandro Coelho, a Caravana da Cultura levou à cidade “um fôlego novo” aos agentes culturais locais. “Estamos sendo ouvidos por aqueles que formulam as políticas públicas e acreditamos que de fato estaremos representados nas próximas ações do Governo”, disse.

Programação

Nesta quarta-feira, 15, a Caravana estará em Araguaína, no auditório da Prefeitura, a partir das 14 horas. (Com informações Secom/TO)