Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Cinthia Abreu

Mais do que propiciar um atendimento jurídico gratuito de qualidade, a DPE-TO - Defensoria Pública do Estado Tocantins, por meio do Plano Estratégico 2013/2018, busca promover ações que aprimorem ainda mais o atendimento humanizado aos seus Assistidos. Prova disso é a implantação do café da manhã para os Assistidos em todas as unidades. Outras ações que têm fortalecido o compromisso de ofertar um atendimento humanizado é a implantação dos projetos “Biblioteca em Movimento”, “Previna-se” e “Ler Faz Bem”, que inicialmente está sendo implantado nas diretorias regionais e será estendido a todas as unidades da DPE.

Na última sexta-feira, 10, foi finalizada a expansão dos projetos nas unidades da Capital, com implantação dos mesmos na Defensoria Pública em Taquaralto, na sede da região Norte (303 Norte) e na Defensoria Pública da Infância (504 Sul). Coordenador dos projetos, Rodrigo Araújo, conta que a intenção é expandir os projetos de atendimento humanizado para todos os Núcleos Regionais, pois segundo ele, a experiência reflete melhoras significativas no atendimento. “A humanização do atendimento é prioridade na DPE-TO e os projetos fazem parte do nosso Plano Estratégico, com foco no atendimento de qualidade aos nossos Assistidos”, explica Rodrigo.

Projetos

Com o foco de desenvolver uma cultura de compartilhamento entre os Assistidos e a comunidade, a proposta do “Biblioteca em Movimento” é receber obras literárias diversas, por meio de doações, para compor um acervo itinerante, que fica à disposição da comunidade em prateleiras, cujos livros poderão ser manuseados, lidos e levados, ficando facultada a devolução em qualquer uma das unidades da Defensoria Pública, ou ainda deixá-los em qualquer espaço público (pontos de ônibus, praças, rodoviárias e outros), para que outra pessoa possa lê-lo. O projeto já recebeu doação de mais de 10 mil títulos e recebe novos volumes constantemente. Para doar obras, basta procurar qualquer unidade da Defensoria Pública.

Já o projeto “Ler faz bem” consiste em colocar os periódicos arrecadados (revistas, informativos, jornais e outros)  nos assentos utilizados pelos Assistidos, nas recepções de suas unidades, para que eles possam também, caso queiram, levar para ler ou devolver em outro local.

O projeto “Previna-se” busca conscientizar os Assistidos com campanhas preventivas de saúde e é resultado de sugestões de movimentos sociais. “Muitos representantes de movimentos sociais reclamavam da dificuldade do acesso a preservativos”, lembra Rodrigo Araújo. Sobre os projetos “Biblioteca em Movimento” e “Ler Faz Bem”, o coordenador reforça que a intenção é estimular nos Assistidos o gosto pela leitura, através de métodos que evoquem a atenção, a motivação, a curiosidade e o pensar de cada um. Os projetos foram elaborados com o apoio do analista em Gestão Especializada – Biblioteconomia, Marcelo Werneck de Souza Saraiva.