Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação Frederick Borges Frederick Borges

O Hemocentro de Palmas faz periodicamente coletas externas programadas em empresas ou instituições. Nesta quinta-feira,16, foi a vez da Unidade Móvel do Hemocentro atender a 25 profissionais que atuam na Unimed Palmas. Para esta instituição, o calendário é fechado com quatro coletas anuais. “Essas coletas ajudam muito porque vem de empresas que os colaboradores não podem se deslocar até o Hemocentro e como temos a unidade móvel vamos ao encontro do doador. O Hemocentro faz o contato com as empresas ou pode ser procurado por elas, após isso agendamos a data e verificamos o local de coleta para garantir a doação”, explicou Denis Gomes, responsável pelo Setor de Captação de Doadores do Hemocentro. 

Enquanto os profissionais doavam sangue, integrantes do Instituto Anjos da Enfermagem, que conta com a participação de estudantes de Enfermagem, faziam a festa e garantiam a animação para todos. Segundo a sub-coordenadora do Instituto Kethna dos Santos, o objetivo é inserir os acadêmicos no processo de humanização da saúde. “Nós entramos em contato com o Hemocentro para realizar ações junto ao órgão. Sabemos que no mês de férias a demanda é maior, por isso quisemos ajudar”, informou. 

O coordenador administrativo, Ítalo Ismaily Gonçalves, já é doador e sempre que tem a oportunidade repete o ato de solidariedade. “Acho que doar sangue é exercer a cidadania, sei que estou fazendo o bem pra alguém”, ressaltou, dizendo com entusiasmo que esta é a sétima vez que doa sangue. 

Além de animar os colaboradores e garantir muitas risadas, a integrante do Instituto Anjos da Enfermagem, Maria Cryslaine de Morais, também fez sua contribuição e doou sangue. “Já sou doadora há algum tempo e sei que uma bolsa salva a vida de muitas pessoas. É um ato muito importante para todos”, disse.

Coletas programadas

A Unidade Móvel do Hemocentro atende em um raio de 100 quilômetros de distância de Palmas e quando solicitada a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) pelas instituições, realiza além da coleta de sangue, exames, e em alguns casos, o cadastro de medula óssea.

Neste mês, a unidade vai coletar sangue na quarta-feira, 22, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e no dia 28 em Paraíso do Tocantins.

No Tocantins, existem seis postos de coleta de sangue que ficam localizados em Araguaína, Augustinópolis, Porto Nacional, Gurupi e Palmas, onde estão o Hemocentro Coordenador e Anexo, este último localizado no Hospital Geral de Palmas (HGP).