Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou, novamente, o prazo de cadastro para as escolas da rede estadual de ensino, interessadas em aderirem ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As escolas têm até a próxima sexta-feira, 24, para realizem o cadastro no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec). 

Como ofertante do Pronatec, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) já contabiliza o cadastro de 350 escolas, para a realização de cursos a partir do segundo semestre deste ano. Para este ano, o Pronatec contempla mais de 400 áreas de conhecimento. 

Conforme o cronograma do MEC, após o processo de homologação das propostas, serão disponibilizadas as vagas por cursos para as unidades escolares cadastradas. As escolas interessadas em aderir ao Pronatec devem procurar a coordenação do programa, na Gerência de Desenvolvimento de Educação Profissional da Seduc. Também podem entrar em contato pelo e-mail pronatec@seduc.to.gov.br.

Pronatec 

Criado em 2011 pelo Governo Federal, através da Lei 11.513/2011, o Pronatec tem o objetivo de ampliar, expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no Brasil. O programa acontece em três modalidades: oferta de ensino técnico, para quem está matriculado no Ensino Médio, oferta de ensino técnico, para quem concluiu o Ensino Médio, e Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, para jovens e adultos que buscam a oportunidade de melhorar sua formação.

Financiados pelo Governo Federal, os cursos do Pronatec são ofertados de forma gratuita, por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnologia, além de instituições do Sistema “S”.

Mais informações:  WWW.pronatec.mec.gov.br