Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Luiz Melchíades Grupo ensaia coreografia que será apresentada no 33º Festival de Dança em Joinville Grupo ensaia coreografia que será apresentada no 33º Festival de Dança em Joinville

O secretário de Estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira, acompanhado da equipe técnica da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), esteve em visita ao Colégio da Polícia Militar (CPM), em Palmas, quando na oportunidade  acompanhou de perto o último ensaio do Balé Popular do Tocantins, que finaliza os preparativos para o 33º Festival de Dança de Joinville / SC. Esta será a primeira vez que o Tocantins será representado na Mostra Competitiva do evento com dimensão internacional, considerado o maior do mundo pelo grande número de participantes. Durante o ensaio do grupo, o secretário falou da possibilidade de ampliar o projeto a outras escolas do estado. 

Criado em 2013, o Balé Popular do Tocantins já se apresentou em vários festivais regionais pelo Brasil. Agora se prepara para um vôo ainda mais alto na cidade de Joinville, onde pela primeira vez tem participação de destaque dentro da Mostra Competitiva, se apresentando entre os maiores grupos do Brasil e exterior, como Argentina e Rússia.

O estudante Nailson Leal, de 19 anos, está entre os 20 integrantes do grupo que embarca nesta segunda, 20, às 18h, rumo a Joinville, no estado de Santa Catarina, e disse estar ansioso, mas confiante para representar bem o Tocantins. “Estou no grupo desde a sua formação, em 2013. Entrei meio que por acaso fazendo aulas de dança de salão e jazz, acabei gostando  e não vejo dificuldades em participar de outras modalidades como o balé”, disse.

Juliana Logrado é da mesma opinião do colega de grupo e disse também que cada etapa é uma experiência e em Joinville não vai ser diferente, porém com uma responsabilidade ainda maior por representar o Norte do Brasil. Treinando três horas por dia, incluindo os finais de semana e feriados, Juliana ressalta que todo o esforço está valendo à pena. “A gente conseguir participar na Mostra Competitiva já é um grande salto e garantimos fazer bonito”, completou.

De acordo com o diretor de Educação Integral da Seduc, Cláudio Nogueira, existem vários projetos extracurriculares e o de iniciação artística é um deles. O Balé Popular do Tocantins é um exemplo e poderá ser ampliado e aplicado em outras escolas. “Vamos mapear as atividades e aproveitar os alunos como egressos para atuarem como monitores nas escolas que oferecerem condições para o desenvolvimento das atividades”, frisou.

Para o secretário da Educação, Adão Francisco, a integração entre cultura e educação é um processo permanente, que deve acontecer em todos os lugares, com todas as gerações e por toda vida, como base da cidadania. “O Balé Popular do Tocantins é um exemplo disto e aos poucos ele está sendo formado por uma geração garantindo o retorno de alunos egressos, para ampliar esse projeto dentro da política da Educação Integral e Humanizada. Queremos aproveitar a experiência desse grupo e levar essa prática a outras escolas, pois hoje vemos o fruto do esforço da Seduc,  dos nossos professores da rede estadual e dos alunos que participam do projeto. E isso é perceptível pois é a primeira vez que o Tocantins participar de uma Mostra Competitiva ”, concluiu o secretário. (Ascom Seduc)