Cultura

Foto: Divulgação

A temporada de férias tem programação cultural gratuita oferecida pelo Instituto Social do Tocantins (Isto). Seis cidades que ficam às margens da BR 153 recebem as atividades do Isto 153 neste mês de julho. E na próxima segunda-feira, 20, é a vez de Gurupi, que fica a cerca de 240 km de Palmas, na região Sul do Estado.

A circulação do Isto 153 começou no último dia 15 de julho por Guaraí, seguindo pelos municípios de Colinas (16/07), Araguaína (17/07), Gurupi (20/07) e vai  encerrar nas cidades goianas de Porangatu - GO (22/07) e Goiânia – GO (24/07).  Ao todo serão 25 atividades que incluem oficinas de teatro, intercâmbio cultural com grupos de artes cênicas locais e encenação dos espetáculos “A Caixa” e “Pedra Canga”.

O projeto foi contemplado em um dos mais importantes editais na área de teatro do país, o “Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2014”, cujo incentivo vai permitir que um grande público tenha acesso à arte.  “São cidades estratégicas que captam o movimento da rodovia, mas que ainda não tem o estímulo que necessitam para a área cultural ou parte dela. Por isso, vamos até elas para fomentar essa idéia junto ao poder público local, por meio das nossas atividades,” justificou o representante do Isto, Nival Correia.

Ainda segundo o representante do Isto, o intuito é um só: mostrar que todos podem participar do processo cultural, basta querer. “Nas oficinas, vamos ensinar isso, tanto que elas são abertas à comunidade; nos intercâmbios vamos conhecer a realidade dos grupos de teatro e trocar experiências e nas apresentações, vamos mostrar o valor do tocantinense, das nossas ‘pedras cangas’”, reforçou  Correia.

Além dos colaboradores do Isto, participam da circulação do projeto os músicos J. Bulhões, Ailton Yabeta e o percussionista Marcio Belo.  O Isto 153 conta ainda com o apoio da prefeituras de Guaraí, Colinas, Araguaína, Gurupi, Paraíso e Porangatu, bem como dos pontos de cultura Instituto Idesa, Cia Novo Ato e Oficina Geral.

Como participar?

As atividades do projeto Isto153 são abertas ao público e sem restrição de faixa etária. Para participar das oficinas, basta se inscrever com antecedência (veja programação) pelo e-mail istocultural@gmail.com. O interessado deve enviar dados pessoais e contato.

Já para assistir aos espetáculos, basta chegar com uma hora de antecedência para garantir assento conforme a lotação de cada espaço.

Espetáculos:  

“Pedra Canga” - Dos autores Célio Pedreira, Juarez Moreira e Odir Rocha, é uma homenagem as nossas “Pedras Cangas”, que são homens, mulheres, artistas que experimentam o anonimato, mesmo com trabalhos artísticos de altíssima qualidade. A composição musical cria um ambiente intimista, onde a centralidade da atenção, muda muitas vezes de forma inesperada e empolgante, criando uma dinâmica interessante de jogos cênicos, sonoros e de luzes.

“A Caixa” -  faz parte de uma pesquisa do comportamento do indivíduo em grupo feita por Nival Correia. É um instrumento desafiador para vencer desafios em grupo, respeitando todas as diferenças culturais das pessoas, utilizando os elementos do clown para ir além da expressão, mas, subtraindo das pessoas os comportamentos mais sensíveis.

Programação:

Araguaína (17/07)

Local: Espaço Cultural Artpalco

9h00 - Oficina“Cultura Popular nas Artes Cênicas”. - Intercâmbio com Grupo Artepalco de Artes e Cia Ciganos de Teatro e Quadrilhas Juninas de Araguaína

11h00 -Apresentação do Espetáculo “A caixa”;

19h30 -Apresentação do “ Pedra Canga”.

Gurupi (20/07)

Local: Centro Cultural Mauro Cunha

9h00 - Oficina“Cultura Popular nas Artes Cênicas”. - Intercambio com

alunos do 4º ano de Artes Cenicas da IFTO; com grupo de Teatro

Motirô; grupo de Teatro e Quadrilhas Juninas de Gurupi;

11h00 -Apresentação do Espetáculo “A caixa”;

19h30 -Apresentação do “ Pedra Canga”.

Porangatu (22/07)

Local: Centro Cultural de Porangatu

9h00 - Oficina“Cultura Popular nas Artes Cênicas”;

11h00 -Apresentação do Espetáculo “A caixa”;

19h30 -Apresentação do “ Pedra Canga”.

Goiânia (24/07)

Local: Espaço Cultural Novo Ato

9h00 - Oficina“Cultura Popular nas Artes Cênicas”;

11h00 -Apresentação do Espetáculo “A caixa”;

19h30 -Apresentação do “ Pedra Canga”.

Por: Redação

Tags: Agenda Cultural, Gurupi, Isto É