Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Dirceu Leno

Com estimativa em torno de 5 mil pessoas aos finais de semana, a Praia da Santa já é considerada como um dos pontos turísticos mais procurados do Estado. Um ambiente para quem gosta de curtir a vida sossegada na companhia da família ou de amigos. De acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o município de Tocantinópolis é destaque por oferecer uma das melhores estruturas do Tocantins. 

No local, os frequentadores poderão encontrar diversas opções na área do esporte, dicas de saúde e educação ambiental, segurança, cardápios variados, área de alimentação, camping, shows, barracas e sem esquecer-se do atrativo principal, que são as águas caudalosas do Rio Tocantins. 

Com todos esses atrativos, não poderia ser diferente, a Praia da Santa, no município de Tocantinópolis que fica a 517 km da Capital Palmas, tem ofertado a cada temporada de praia um diferencial em relação a outros municípios do Tocantins, isso por se tratar de um investimento próprio da administração municipal. 

Sempre pensando no bem estar dos que frequentam as praias da cidade, a Prefeitura de Tocantinópolis tem investido significativamente na questão que envolve o lazer e o desporto. “O município tem investido bastante em todas as áreas e na temporada de praia não poderia ser diferente. Todo este investimento é para oferecer aos moradores, visitantes e turistas um ambiente digno de lazer, onde as famílias possam se divertir com seus amigos e demais familiares com total segurança e bem estar”, disse o prefeito Fabion Gomes. 

A cada final de semana o fluxo de pessoas tem aumentado em relação aos anos anteriores. Para a organização do evento isso é reflexo dos investimentos feitos no local. “A cada semana temos percebido que o número de visitantes vem crescendo muito. Isso mostra que o trabalho feito tem dado certo e isso nos deixa bastante motivado para que nos próximos anos posamos oferecer sempre uma estrutura melhor aos que visitam a praia”, comentou o secretário de Cultura, Mazhin Arruda. 

Praia Consciente 

Educação ambiental também é destaque nesta temporada. Esse ano o Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Tocantinópolis, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente estão realizando ação educativa, conscientizando o público em geral na questão da preservação da praia e do meio ambiente. 

O Projeto “Praia consciente” é desenvolvido por dez agentes ambientais, onde promovem por meio de abordagem educativa, ações voltadas para a proteção das águas e destinação adequada dos resíduos sólidos durante a temporada de praia, integrando o poder público, instituições privadas, sociedade e turistas. A ideia é que esta ação surta efeito fazendo novos multiplicadores em relação à consciência ecológica, proteção e preservação do meio ambiente. 

Momento fitness 

Para quem pensou que o ambiente é apenas a mesma rotina, uma academia da cidade realizou na tarde deste domingo (19), um momento de lazer e descontração para o público presente. Os professores de dança, Wellygnton Mota e Keila Pereira com a participação de Diana Josiane, propuseram diversos passos animando a todos ao som do ritmo da zumba. Na oportunidade, as pessoas se destacaram diante as performances, receberam brindes. 

A expectativa é que a ação seja repetida outras vezes, pois de acordo com os organizadores, a temporada de praia também é propícia para se cultuar um momento de descontração entre as pessoas e estimular a prática de atividades físicas. As Bandas Top de Linha e Dimensão Mais também estiveram no local animando a todos com seus repertórios ecléticos e dançantes.