Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Fundação Cultural de Palmas (FCP) divulgou no Diário Oficial dessa quarta-feira, 22, o resultado final dos trabalhos da Comissão de Análise Técnica dos projetos inscritos no Edital Procine Palmas 2015. Foram selecionados sete projetos de produção independente de obras audiovisuais brasileiras, sendo de longa-metragem (ficção) e curta-metragem (ficção, documentário e animação) que serão realizados com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA (Ancine) e do Fundo Municipal de Apoio à Cultura através do Programa Municipal de Incentivo a Cultura (Promic).

A Comissão de Avaliação Técnica e de Mérito do Edital Procine reuniu-se nos dias 18 e 19 de julho para avaliar os 10 projetos habilitados pela Comissão de Análise Documental. Profissionais reconhecidos na área do audiovisual brasileiro foram convidados pela FCP para compor a Comissão de Avaliação Técnica. São eles: Ana Carolina Teixeira Soares – Rio de Janeiro/RJ (cineasta e produtora), Aldemar Freitas Matias Júnior – Manaus/AM (cineasta e produtor), Nilson Rodrigues da Fonseca - Brasília/DF (exibidor, produtor e distribuidor), Pedro Loureiro Severien – Recife/PE (cineasta e roteirista) e Mary Sônia Matos Valadares (representante do Conselho Municipal de Políticas Culturais), Cícero Belém Filho e Luciane De Marque de Bortoli (representantes da FCP).

No intuito de estimular e impulsionar a produção audiovisual local proporcionando o surgimento de novos criadores e produtores, a Comissão propôs que sejam realizadas ações de formação e preparação para os realizadores e produtores locais com o objetivo de consolidar um panorama para a produção de longas-metragens.

Para a presidente da Fundação Cultural de Palmas, Eliane Campos, a  comissão realizou um trabalho criterioso e importante tanto para a FCP como para os produtores locais. Precisamos reunir todos os esforços para que o recurso público seja investido de forma correta e em obras cinematográfica que contribuam para a afirmação de Palmas e do Tocantins no contexto do audiovisual brasileiro e na construção da nossa identidade cultural”.

Os critérios avaliados pela Comissão de Avaliação Técnica para a seleção dos projetos foram: qualidade e viabilidade técnica, estrutura dramática e construção dos personagens (ficção e animação), estratégia de abordagem e estrutura (documentário), experiência e desempenho pregresso do diretor, capacidade gerencial (produtora, sócios, quantitativo de obras produzidas e regularidade de produção), exequibilidade (cronograma e orçamento), visibilidade e repercussão do produto cultural, e possibilidade de promover a capacitação dos profissionais locais (atores, roteirista, produtores, direção, etc.).

O resultado final das avaliações promovidas pela Comissão de Avaliação Técnica e de Mérito do Edital Procine Palmas nº 003/FCP/FSA, está disponível no endereço: http://diariooficial.palmas.to.gov.br/media/diario/1304-22-7-2015-18-29-51.pdf. (Com informações Secom Palmas)