Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Empregos e Serviços

O processo seletivo da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins para prestador de serviço voluntário em Colinas está prorrogado até o dia 20 de agosto. De acordo com o defensor público Guilherme Vilela Ivo, a prorrogação foi necessária em virtude do período de férias dos acadêmicos do curso de Direito que em sua maioria residirem fora do município. Serão ofertadas três vagas para estudantes de Direito e a carga horária é de quatro horas diárias, sendo no mínimo de duas e máximo de cinco vezes por semana, totalizando uma jornada semanal entre oito e vinte horas.

A inscrição se efetivará mediante preenchimento do requerimento a ser entregue no Núcleo Regional da Defensoria Pública de Guaraí - Comarca de Colinas, situada na cidade de Colinas- TO, no endereço Avenida Presidente Dutra, nº. 328, centro. Além do requerimento, é necessária a cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, curriculum vitae e documento que comprove o grau de escolaridade. Para a vaga, é necessário ter idade mínima de 18 anos. Para outras informações acerca do serviço voluntário na Defensoria Pública do Tocantins acesse o link: www.defensoria.to.gov.br/defensoria/voluntarios.

Serviço voluntário

Regulamento pelo Ato nº 191 da DPE-TO, de 26 de junho de 2014, e publicado no Diário Oficial do Estado de nº 4.158, de 30 de junho de 2014, o recebimento de voluntários é ato dos Diretores da Defensoria Pública, após solicitação ao Gabinete do Defensor Público Geral, com especificação das áreas de necessidade, bem como do número de voluntários que, se autorizado, será encaminhado à Diretoria de Gestão de Pessoas e Folha de Pagamento para a abertura da seleção para o preenchimento das vagas. O serviço voluntário não gera vinculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária, tributária ou afim, tendo objetivos cívicos, educacionais, culturais e científicos.

Um caso recente de sucesso foi o da servidora Mayumi Adati, ela ingressou no mês de março como voluntária para trabalhar no NDDH – Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos e, recentemente, foi aprovada para o Mestrado de Direito Internacional e Justiça na Universidade de Sheffield, na cidade de Sheffield, Inglaterra. Em reportagem no site da DPE-TO, ela conta que a atuação como servidora voluntária foi essencial para que conquistasse a vaga. (Ascom/DPE)