Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Carlos Magno

Foto: Carlos Magno

Após quase sete meses de trabalho, o Governo do Estado por meio da Fundação Radiodifusão Educativa do Tocantins (Redesat), comemora o restabelecimento do sinal, via satélite, da TVE Tocantins, emissora de TV pública educativa integrante da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). Os primeiros testes de subida do sinal para o satélite, que redistribui som e imagem para as retransmissoras do interior do Estado, começaram a ser feitos no último dia 16 e foram concluídos na última quarta-feira, dia 22.

“Enfrentamos muitas limitações técnicas por causa da condição de sucateamento e atraso tecnológico que encontramos na Redesat. Graças ao empenho de nossa equipe, superamos os primeiros obstáculos para restabelecer o sinal de satélite”, explicou o diretor de Telecomunicações da Redesat, Rogério França.

A transmissão do sinal da TVE Tocantins para suas mais de 60 retransmissoras instaladas no interior do Estado estava interrompida desde o ano passado devido à falta de pagamento da gestão anterior à prestadora do serviço.  Marcelo Miranda determinou à nova direção da Redesat, logo no início do Governo, que adotasse todas as providências necessárias para viabilizar a retomada do sinal. “É fundamental que nós tenhamos acesso a uma programação diferenciada e de qualidade. Que mostre aos tocantinenses as belezas da nossa terra, a pujança do nosso povo e a força das nossas expressões culturais”, disse o governador.

“Praticamente todo o primeiro semestre de 2015 foi dedicado a resolver pendências legais e financeiras que impediam a Redesat de firmar novo contrato para locação de satélite”, destacou a presidente da fundação, Valéria Kurovski. Entre essas pendências, está uma dívida de R$ 278 mil com o fornecedor anterior.

Sintonia

A TVE Tocantins passa a ter seu sinal transmitido pelo satélite Amazonas 3, da empresa Hispamar Satélites S/A. O telespectador que utiliza antena parabólica e receptor digital poderá assistir a TVE Tocantins através do Satélite Amazonas 3 Banda C, que opera na posição orbital 61ºW. Para sintonizar a TVE, basta realizar uma busca automática no satélite ou na frequência 3993 polarização horizontal, symbol rate 3330, PID V310, PID A311, PCR 312.

A recepção do sinal, gerado pela cabeça de rede da TVE Tocantins em Palmas, será restabelecida gradativamente nas retransmissoras (RTVs) instaladas em mais de 60 municípios do Estado.

Cooperação

A Fundação Redesat vem estabelecendo conversações com a Diretoria Geral da Assembleia Legislativa do Tocantins no sentido de viabilizar um Termo de Cooperação Técnica entre a TVE Tocantins e a TV Assembleia, para a transmissão dos sinais das respectivas emissoras via satélite para o interior do Estado.

O acordo a ser firmado entre a presidência da AL, Osires Damaso, e o governador Marcelo Miranda prevê o compartilhamento do satélite contratado, resultando em significativa redução de custos para os poderes Executivo e Legislativo.

Novidades

Os telejornais da TVE Tocantins estão passando por uma reformulação completa, com renovação do cenário e mudança nos nomes dos programas para criar identidade com o jornalismo da rede (TV Brasil). Também haverá adequações quanto aos horários de exibição e os tempos dos telejornais, inserção de novos quadros informativos e novos apresentadores. As novidades estarão no ar a partir de setembro.

A nova programação da TVE Tocantins tem estreia prevista para setembro, com a inclusão de interprogramas (programetes curtos de até 5 minutos) que vão tratar da história do Tocantins, gastronomia, cultura, patrimônio histórico, entre outros assuntos.