Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizarão nesta sexta-feira, 24, a partir das 08 horas, mais uma etapa da avaliação das variedades cultivadas na unidade experimental de mandioca. Nesta etapa, será avaliada a produção de farinha de cada variedade.

O processo de produção da farinha será no Assentamento PA Sítio, região de Buritirana, na Chácara Nova Esperança de propriedade do Senhor Antônio de Pádua Teixeira. Toda a farinha produzida será doada para a associação de produtores rurais do assentamento.

A unidade experimental

Localizada na comunidade Francisco Galvão, na Chácara Três Irmãos, o projeto está implantado em uma área de 1,4 hectares e tem 14 variedades de mandioca de mesa e mais 14 de indústria sendo cultivadas. O objetivo é a criação de uma rede de produtores de manivas, sementes de mandioca, com características genéticas adaptadas à região e com controle fitossanitário, através da seleção de material livre de vírus.