Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Luiz Melchíades Valderico Xerente reforçou a importância de poder lecionar às crianças da comunidade Valderico Xerente reforçou a importância de poder lecionar às crianças da comunidade
  • Joel Krahô foi o juramentista da turma e destacou as dificuldades para concluir o curso
  • O superintendente de Educação da Seduc, Divino Mariosan representou o secretário na solenidade
  • A turma, composta por 20 formandos, celebra a conclusão do curso de Magistério Indígena

Parte da política de desenvolvimento da educação para populações em vulnerabilidade, uma turma de 20 estudantes concluiu, na noite desta quinta-feira, 23, o curso de Magistério Indígena. A solenidade foi realizada na sede da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Miracema e contou com a presença de familiares, amigos e professores. Após a conclusão do curso, os agora professores terão a oportunidade de repassar os conhecimentos aos alunos em suas comunidades, além de estarem aptos a participarem do concurso para educadores indígenas, que está em fase de planejamento pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Durante a cerimônia de formatura, realizada nos moldes de solenidades acadêmicas não indígenas, os concluintes da formação ouviram dos oradores, a necessidade de se continuar sempre nos processos de educação. “Esta é somente uma etapa de construção da formação de vocês. O Magistério é o único curso para professores que trabalha a didática para se lecionar a crianças”, destacou o superintendente de Educação da Seduc, Divino Mariosan, que na oportunidade representou o secretário de Estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira.

Educadora por formação, a gerente de Educação Indígena da Seduc, Joana Euda Barbosa, reforçou a importância do profissional responsável por cuidar do ensino de crianças e adolescentes. Ela, que foi professora de parte dos formandos desta noite, disse estar orgulhosa de poder chamar a nova turma de colegas. “Vocês agora têm a responsabilidade de dar continuidade a este processo, para que as nossas crianças tenham acesso aos conhecimentos milenares dos nossos povos, ao mesmo tempo em que lecionam a educação não indígena”, disse.

Da mesma forma, o diretor de Diversidade e Projetos Educacionais, Felipe Carvalho, reforçou a necessidade do curso para fortalecer a educação entre as crianças de todas as etnias indígenas do Estado. “Estou muito emocionado de participar deste momento em que vocês se formam e retornam a suas comunidades para continuarem com os processos de educação”, frisou.

Emoção com a formatura

Emocionados com o momento de graduação em Magistério, os formandos se mostraram animados com a possibilidade de compartilhar o conhecimento adquirido nos anos de curso com a comunidade em que vivem. “Não foi fácil passarmos por todas as matérias do curso. Agora nós teremos a oportunidade de levar conhecimento, com qualidade, para os alunos da nossa comunidade”, destacou Joel Marcos Cuxy Krahô.

Já Valderico Tikwa Xerente, ao início da solenidade, prestou uma homenagem aos presentes em sua língua mátria. Para ele, o fator mais importante na conclusão do curso é poder ensinar as crianças. “É para isso que nós estamos recebendo este diploma hoje. Para dar às crianças da nossa comunidade, a oportunidade de aprender”, refletiu.

Concurso

Além da oportunidade de levar uma educação mais qualificada às escolas nas comunidades, os concluintes do curso de Magistério Indígena poderão participar do concurso para professor indígena que está atualmente em fase de planejamento na Seduc. “Esta formação é importante para que, de fato, os concluintes possam fazer o concurso, para termos na Educação professores capacitados, qualificados para desenvolver o ensino nas comunidades”, completou Felipe Carvalho. (Ascom Seduc)